CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Turismo 05/07/2022 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE SEBRAE E TURISMO - 1º Seminário de Integração Turística da Região Oeste do Estado do Ceará

Representantes da Secretaria de Turismo, Comtur e trade turístico de Lagoinha nessa terça-feira, 05/07 participaram do 1º Seminário de Integração Turística da Região Oeste do Estado do Ceará, promovido pelo SEBRAE. No evento foram discutidos temas como, Governança Turística, Modelo de Gestão, Identidade Regional e a Criação da Rota dos Ventos, na qual nossa cidade será incluída.

#Cultura 07/03/2022 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Capim Açú recebe evento de surf e inclusão social "III Landuá Surf Social" e fomentar o Turismo da região

Aconteceu nos dias 05 e 06 de Março de 2022, na paradisíaca praia de Capim Açú, em Paraipaba-CE, a terceira edição do "Landuá Surf Social".

O evento foi promovido pelo ex-atleta e referência nacional do surf adaptado, Francisco Atanásio (o Bichinho), e realizado pelo Instituto Landuá com o apoio da Prefeitura Municipal de Paraipaba e um conjunto de patrocinadores. Na noite do dia 05, o "III Landuá Surf Social" recebeu o Coletivo Território Criativo para uma animada roda de conversa sobre "A Economia Criativa do Surf". Na ocasião, se discutiu a importância da cadeia produtiva do surf, em uma perspectiva inclusão socioeconômica.

O potencial turístico de eventos como o "III Landuá Surf Social", e a necessidade de uma maior integração regional entre as escolinhas e projetos de surf dos municípios, foram o tema da conversa. O evento contou com representantes do Município de Paraipaba, Itapipoca, Trairi, Cascavel e Paracuru.

#Turismo 02/08/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Turismo - Secretaria realiza entrevista aos estudantes que participarão da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Na última segunda-feira, dia (27/08), a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente recebeu a visita das estudantes Ana Soraia e Regina Castro, ambas estudantes do Curso de Guia de Turismo da Escola Profissionalizante Flávio Gomes Granjeiro, para realizarem entrevista com a Turismóloga Áurea Pires.

As estudantes participarão da 7ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa que acontecerá no dia 24 de agosto de 2021 e a entrevista faz parte das exigências do concurso.

Já estamos torcendo por vocês!

#Turismo 27/07/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Secretaria firma parceria com programa Agente Jovem Ambiental - Governo do Estado do Ceará

Prefeitura de Paraipaba por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio ambiente, participou nesta Segunda-feira, (26/07) de uma reunião de alinhamento para parceria com o programa Agente Jovem Ambiental do Governo do Estado estado do Ceará.

O objetivo da parceria é acompanhar os agentes e auxilia-los em assuntos referente ao programa.

#Turismo 15/07/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Representantes de Paraipaba se reúnem com ONG Brazil Football Club

A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou uma reunião com o presidente da ONG Brazil Football Club. Na ocasião, foram tratados assuntos relacionados ao futebol social, que traz em sua pedagogia a aplicação de princípios e valores para a vida, potencializando nas crianças o protagonismo de seu desenvolvimento. A ONG Brazil Football Club tem vários projetos, entre eles, projetos sociais realizados nas Comunidades, formação de atletas de alto rendimento e capacitação de treinadores.

Participaram da reunião, a prefeita Ariana Aquino; o diretor de esporte, representado a Secretaria de Educação, Vandélio Barbosa; e Dedé Pacheco, diretor de Cultura, representando a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente.

#Cultura 11/06/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Cultura promove nova Roda de Conversa

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Turismo, Cultura, e Meio Ambiente, promoveu na ultima quinta-feira (10/06) uma nova Roda de Conversa com integrantes da cultura do município para orientar os representantes dos grupos a respeito da prestação de contas do recurso disponibilizado por meio da Lei Aldir Blanc, através do Governo Federal.

Outro assunto discutido é a representação do Conselho Municipal de Politica Cultural do municipio e assuntos relativo ao projeto Cultura em Movimento. Além disso, continuação de discussão sobre o projeto de Reconhecimento e Diplomação dos Mestres da Cultura. Na reunião ocorreu também decisões em torno da I Conferência Municipal Popular de Cultura, marcada para acontecer em 8 de julho. Onde haverá também eleição e posse do Conselho.

Ficou firmado o compromisso de abrir, em 14 de junho, as inscrições para participação da Conferência. As inscrições serão realizadas através do e-mail da Secretaria, qual será divulgado em breve com mais informações.

#Turismo 09/06/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Secretário de Turismo participa de Seminário com Arialdo Pinho

O secretário de Turismo, Rafael Ramalho participou na manhã de hoje (9/6) do seminário Gestão e Desenvolvimento do Turismo em Tempos de Pandemia, realizado pela Aprece. O seminário tem como objetivo fomentar o diálogo entre a Secretaria de Turismo do Estado e os secretários da área nos municípios cearenses.

O secretário Rafael Ramalho falou sobre a importância de momento como esse para alinhar as ações nas regiões turísticas, como o município de Paraipaba, que tem enorme potencial turístico. O evento contou com palestra do secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

#Turismo 07/06/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Município de Paraipaba disponibilizará à população programa para Integração Digital

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria Municipal de Turismo, disponibilizará para a população, bem como aos turistas que visitam o município, um novo espaço para aprendizagem e integração digital.

O programa, denominado SmartBox, funcionará inicialmente nas dependências do Centro de Apoio ao Turista, espaço reformado pela atual gestão, e que será o primeiro a funcionar, de um total de 15, em todo o município.

A previsão é que o programa comece a funcionar a partir da próxima semana, com data a ser divulgada em breve.

O SmartBox tem como principal objetivo capacitar os paraipabenses na utilização do celular como ferramenta, para além das redes sociais como por exemplo, usar aplicativos diversos, usar o QRcode, realizar pagamentos de contas e transferência de dinheiro (internet banking), realizar compras on-line, pedir segunda via de contas e até mesmo realizar cursos on-line etc. Espera-se que a partir daí os cidadãos se tornem aptos para uso destes modernos meios digitais, deixando de depender da ajuda de terceiros para o uso dessas ferramentas.

#Cultura 27/05/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Representantes da cultura se reúnem para tratar sobre assuntos ligados à área

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Turismo, Cultura, e Meio Ambiente, promoveu na manhã desta quinta-feira (27/05) uma Roda de Conversa com integrantes da cultura do município para orientar os representantes dos grupos a respeito da prestação de contas do recurso disponibilizado por meio da Lei Aldir Blanc, através do Governo Federal.

Outro assunto que entrou em pauta para discussão foi sobre a revitalização do Sistema Municipal de Cultura, dispondo sobre ideias para Conselho Municipal de Politica Cultural, o Fundo Municipal de Cultural de Paraipaba e o Plano Municipal.

Além disso, houve apresentação do projeto de Reconhecimento e Diplomação dos Mestres da Cultura. Esse é o primeiro encontro voltado exclusivamente para tratar sobre assuntos relativos à Cultura. A intenção é que as rodas de conversas se estendam sempre que necessário, buscando sempre compartilhar e discutir ideias para fortalecimento unificado da cultura do município.

#MeioAmbiente 25/05/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Paraipaba discute sobre questões ambientais com gestores do Ceará

A prefeita de Paraipaba, Ariana Aquino esteve reunida de forma virtual, no último dia 21 de maio, com o secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno.

Dois assuntos estiveram em destaque no encontro, a erosão do morro de Lagoinha e o aumento das algas na Lagoa da Cana Brava. Durante a reunião foram definidas estratégias e ações para solucionar os problemas menciados, além de contar com parceria da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará para atingir o objetivo em questão.

Participaram também da reunião o vereador Tio San; a equipe técnica do programa Cientista Chefe da SEMACE, coordenada por Marcelo Soares; o secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paraipaba, Rafael Ramalho e sua equipe técnica, composta pela engenheira ambiental, Bárbara Bomfim e a turismóloga Áurea Pires.

#Turismo 20/05/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Paraipaba lança sistema para acesso à Praia de Lagoinha

Sabia que o município de Paraipaba adotou o QR Code para identificação e controle de munícipes e visitantes?

Nosso retorno às atividades precisa nos trazer segurança para voltarmos à nossa rotina. Para tal, a Prefeitura de Paraipaba está realizando diversas ações para retorno das atividades econômicas, porém, sempre pensando na saúde de todos.

Contamos com você para controle dessa pandemia em nossa cidade!

#Turismo 07/05/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Turista terá que confirmar visita em QR Code para frequentar Lagoinha

A retomada gradual da economia exige cuidado e atenção por parte do poder público. Atentos a essa questão, a Prefeitura de Paraipaba, por meio da secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, está implementando o projeto "QR Code para acesso à Praia da Lagoinha". De acordo com o secretário Rafael Ramalho a iniciativa visa "ajudar a contabilizar o quantitativo de visitantes, facilitar identificação, e maior facilidade na comunicação em um meio unificado".

O turista ou mesmo morador que desejar estar em Lagoinha, ou visitar a praia da região, precisará realizar um cadastro no site do município, em seguida, ele irá receber um código em QR Code. Ao entrar na cidade deverá apresentar o QR Code nas barreiras sanitárias para que, assim, consiga acesso ou apresentá-lo nos restaurantes e hotéis do município.

A iniciativa funciona como suporte à retomada segura do turismo e seguindo os protocolos de combate a Covid-19. O cadastro deve ser realizado no site oficial da Prefeitura de Paraipaba (www.paraipaba.ce.gov.br).

#MeioAmbiente 27/04/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Membros da Secretaria de Turismo participaram de reunião com a Superintedência do Patrimônio da União
#Gestão 16/04/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Secretaria Municipal de Turismo realiza reunião com Colônia de Pescadores de Lagoinha
#Esporte 14/04/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Secretário de Turismo participa de reunião sobre o esporte Off Road em Paraipaba

Na última segunda-feira, 12, o secretário de turismo Rafael teve uma reunião com o Dr Renato, um dos líderes do Off Road em nosso município. O esporte sobre 4 rodas que tem sido cada vez mais frequente em nossa cidade e cativa cada vez mais novos praticantes, inclusive de outros municípios.

Em reunião, foi debatido sobre rotas, sinalizações, demarcações e preservação no ambiente da prática do esporte. Estima-se grandes benefícios e lucros com o apoio dessa modalidade esportiva influenciando até na economia local.

#Cultura 12/04/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, em apoio ao Instituto Landuá realiza o Projeto Expressões da Cultura

A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente em apoio ao Instituto Landuá, realizou a prática do projeto Expressões da Cultura.

A ação foi realizada nos muros, na localidade de Lagoinha, por crianças e adolescentes do grupo Tradições culturais, Vila Pôr do sol.

#Finança 29/03/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Governo do Estado do Ceará abre inscrições para cadastro do auxílio financeiro voltado ao setor de bares e restaurantes

O Governo do Estado do Ceará, através da Setur, iniciou nesta segunda-feira, 29, as inscrições para receber o auxílio financeiro voltado para o setor de bares, restaurantes e afins. O benefício será pago no valor de R$ 1 mil (mil reais), em duas parcelas de R$ 500 (quinhentos reais).

A medida, executada através da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), visa apoiar o setor, minimizando prejuízos econômicos causados pela pandemia da Covid-19.

Público-alvo do auxílio:

Estão aptos a receber o benefício trabalhadores recentemente desempregados, com última atuação registrada em estabelecimentos ou atividades que se enquadrem nas atividades com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do setor. Incluindo:

-restaurantes,

-bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas,

-lanchonetes,

-casas de chá, de sucos e similares,

-serviços ambulantes de alimentação,

-fornecimento de alimentos preparados para empresas,

-alimentação para eventos e recepções - bufê e também cantinas -

-serviços de alimentação privativos

-e fornecimento de alimentos para consumo.

Quais os critérios?

- Não ter emprego formal ativo, com registro de contrato vigente em Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS;

- Não ser titular de benefício previdenciário ou assistencial ou ser beneficiário do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Auxílio Emergencial, ou outro benefício que venha substituí-lo, e o Programa Bolsa Família;

- Não exercer, a qualquer título, cargo, emprego ou função pública em quaisquer das esferas de governo;

- Não ter recebido o benefício previsto na Lei Estadual n.º 17.385, de 24 de fevereiro de 2021 (AUXILIO SETOR EVENTOS);

- Ser residente no Estado do Ceará;

- Ter idade igual ou maior de 18 (dezoito) anos.

Como se inscrever?

Basta acessar o site da Setur e realizar seu cadastro: cadastroauxilio.setur.ce.gov.br . A Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Paraipaba disponibiliza também um contato para mais informações, basta enviar mensagem via whatsapp para o número: 85 99113.6070 (Áurea)

#Turismo 25/02/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Secretaria de Turismo realiza reunião com setor de hotelaria para debater funcionamento do comércio na pandemia

O secretário Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Rafael Ramalho, na manhã desta quinta-feira, 25 de fevereiro, participou de um encontro com empresários, profissionais do setor de hotelaria e profissionais liberais do ramo turístico, promovido pelo Sindicado Hoteleiro.

O encontro teve por objetivo debater sobre as medidas necessárias em função do novo decreto do Governo de Estado, que restringe o funcionamento do comércio em todas as áreas, sendo o turismo, o mais afetado. Outras temáticas como as barreiras sanitárias em Lagoinha e abordagens aos turistas, também foram discutidas, afim de amenizar os impactos causados pela COVID19.

A Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente fica à disposição da comunidade para mais esclarecimentos.

#Cultura 17/06/2020 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Secretaria de Turismo disponibiliza formulário da Lei de Emergência Cultural para artistas de Paraipaba

Ciente do grande impacto que a pandemia está causando na economia, a gestão municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, está disponibilizando um formulário para levantamento de dados acerca da quantidade de artistas paraipabenses que estão em situação de vulnerabilidade social neste momento.

Através destes dados será apresentado ao poder público o quantitativo de artistas que precisam de assistência. Importante lembrar que para receber o auxílio cultural, o artista também deve estar cadastrado no Mapa Cultural do Estado. Para maiores informações basta clicar no link abaixo, lá estará o formulário a ser preenchido e site para cadastro do Mapa Cultural do Estado.

Link: https://www.paraipaba.ce.gov.br/arquivos/694/MAPA%20CULTURAL%20_001_2020_0000001.pdf

ATENÇÃO: Após preenchimento do formulário, enviar o mesmo para o e-mail da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente: turismoparaipaba@gmail.com

#Segurança 24/04/2020 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Prefeitura organiza fila na lotérica do município

A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, em parceria com a Guarda Municipal, iniciou ontem (23), a organização da fila da lotérica, com o objetivo de cessar a aglomeração que estava acontecendo no local. Foram montadas tendas com cadeiras para melhorar o atendimento e evitar que as pessoas ficassem dispersas nas calçadas.

A Guarda Municipal todos os dias distribuirá 200 senhas, a partir das 16h, para as pessoas que serão atendidas no dia seguinte, evitando aglomerações. Basta pegar sua senha, e ir para a fila do estabelecimento no próximo dia.

O poder público tem tomado medidas para evitar a propagação do novo coronavírus, mas a população também precisa fazer a sua parte.

#Turismo 24/03/2020 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Gestão municipal suspende atividades turísticas na cidade

A Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente informa que, em virtude da pandemia do coronavírus e das recomendações da Secretaria de Saúde do município, conforme o disposto do decreto n° 12/2020, de 22 de março de 2020, e de acordo com o decreto n° 33.521, de 21 de março de 2020, do Governo do Estado do Ceará, que modificou o decreto n°33.519, de 16 de março de 2020, conforme medida provisória n° 926/2020, de 20 de março de 2020, da Presidência da República que alterou a lei 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, resolve suspender toda e qualquer atividade turística na cidade, bem como os passeios, as hospedagens, os atendimentos em restaurantes com aglomeração de pessoas por questão da quarentena, exceto atividades com atendimento delivery.

Aqueles estabelecimentos ou associações que descumprirem os decretos e/ou medida provisória do Governo Federal irão responder por sanções administrativas e penais.

#Festa 18/02/2020 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza encontro dos blocos na sede e em Lagoinha

O Encontro dos Blocos foi realizado no último fim de semana, 14 e 15, na sede e em Lagoinha. Na sexta o evento contou com a banda Deixe In Off e Sunsamba, na praça de Lagoinha.

Já no sábado, o evento foi organizado pelos blocos que estavam participando da competição com diversas categorias, como escolha do Rei Momo, Rainha do Carnaval, Rainha G do Carnaval, Musa, melhor fantasia e apresentação dos blocos. Ao todo, três blocos participaram da competição. A animação ficou por conta de Paulo Calado e Frennesy com Léo Machado.

Confira como ficou o resultado da competição:

Rei Momo: Vitor Lima - Império Folia (88.5)

Rainha do Carnaval: Isaelly Barbosa - Império (87.1)

Rainha G do carnaval: Fábio Gabriel - Tremendões (89.3)

Melhor fantasia: Tremendões (88.8)

Musa do carnaval: Bel Mendes - Tremendões (88.9)

Melhor apresentação (Blocos): Tremendões (88.8)

Obs: Tremendões e Império Folia tiveram a mesma pontuação (88.8), o critério de desempate foi baseado no regulamento, no qual afirmava que o número mínimo de integrantes seria 30 pessoas, dessa forma, Tremendões cumpriu o regulamento.

#Festa 12/02/2020 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Carnaval 2020: encontro dos blocos acontece neste final de semana

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente estará realizando nesta sexta e sábado, 14 e 15, o Encontro dos Blocos. Dia 14, as atrações serão na Praça de Lagoinha, e dia 15, no Clube Recanto Tropical, no qual também faremos a escolha do Rei Momo, Rainha e Rainha G do Carnaval. Lembrando que no sábado (15), o folião deve estar com com abadá para entrar no evento.

Abadás liberados (sábado):

Arte Folia

Império Folia

Tremendões

Balada Net

ENDQP

Os dois últimos serõa os convidados. Os outros três estão participando da competição.

#Festa 25/01/2020 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Paraipaba celebra seus 35 anos com uma extensa programação

O município de Paraipaba celebra seus 35 anos de emancipação política no próximo dia 05. Para celebrar a data, a administração municipal realizará diversas ações a partir de hoje, dia 28, até a próxima terça-feira, dia 04. A programação inclui mutirões de saúde visual, ações sociais nas comunidades, prestação de serviços, encontro evangélico e católico, além de shows com várias atrações. Confira a programação completa:

28/01:

5h - Alvorada Banda Otacílio Barbosa

8h às 17h - Mutirão de saúde visual (Sede)

29/01:

8h às 17h - Mutirão de saúde visual (Sede)

16h - Jogos da amizade

17h - Confraternização com a comunidade do Camburão

30/01:

8h às 17h - Mutirão de saúde visual (Sede)

16h - Jogos da amizade

17h- Confraternização com a comunidade do Setor D1

31/01:

8h às 17h - Mutirão de saúde visual (Sede)

16h - Apresentação de Zumba

16h30 - Pedalada (saída: Praça da Matriz)

17h - Inauguração da Praça Júnior Magalhães

02/02:

19h - Encontro católico

20h30 - Show católico

03/02:

18h - Culto evangélico

20h30 - show evangélico

04/02:

20h - Shows com várias atrações

#Cultura 08/12/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Camboas recebe Caravana Arte Encena
No último sábado (07), na praça de Camboas, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do município, foi realizada a "Caravana arte encena", projeto do SESC.

O evento contou com apresentações artísticas, exibições de filmes, estande de biblioteca, teatro, oficinas de pintura, contação de histórias, além da apresentação dos vencedores do I Festival de Novos Talentos, realizado pela Prefeitura de Paraipaba recentemente.

#Cultura 30/11/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza Express Art - I Festival de Novos Talentos A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, realizou no último sábado (30), na orla de Lagoinha, a primeira edição do Express Art, festival de novos talentos do município, que teve como objetivo valorizar e dar mais visibilidade aos artistas locais.

O evento contou com 14 apresentações que concorreram em duas categorias: performance individual e em grupo, nos mais diversos seguimentos artísticos, como música, dança, teatro, cordel e poesia. Os participantes foram avaliados por um júri técnico em diferentes quesitos.

Na categoria individual venceu Larissa Santos, já na categoria performance em grupo a vencedora foi a banda vocal 4. Os vencedores receberam troféu e uma quantia em dinheiro.

#Cultura 28/11/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Lagoinha sedia festival de novos talentos no próximo sábado
A Orla de Lagoinha será palco no próximo sábado, dia 30, da primeira edição do “Express Art”, festival de novos talentos do município. O evento é uma realização da Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio ambiente, e acontecerá a partir das 19h.

Ao todo, serão 14 apresentações em vários seguimentos artísticos: dança, teatro, música, poesia em rap e em cordel. Os participantes irão concorrer na categoria de performance individual ou em grupo. “O objetivo é valorizar e dar mais visibilidade aos talentos da nossa terra. Paraipaba possui grandes artistas”, afirma o secretário da pasta responsável, Vascon Robson Araújo.

Os dois primeiros colocados em cada categoria, receberão um troféu e uma quantia em dinheiro.
#Cultura 20/11/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente desenvolve ação sobre consciência negra
Hoje vamos falar de beleza que enche nossos olhos, alegra o nosso dia e nos faz admirar tanto essas pessoas.

O núcleo Cultural da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente homenageia o Dia Nacional da Consciência Negra com essa belíssima imagem representando todo nosso respeito e gratidão pois, devemos a eles a construção do nosso País. Não nos referimos apenas a construções concretas por vias de trabalho braçal, mas também à construção de nossos costumes, crenças, sabores, à construção da nossa cultura, da nossa cultura afro-brasileira.

Projeto Arte na Tampa

O projeto Arte na Tampa visa o recolhimento de tampas de garrafas pets e com este material construir painéis artísticos com temas culturais para exposição nos pontos turísticos da cidade. O primeiro painel está sendo criado hoje e tem como tema o Dia Nacional da Consciência Negra. Até agora esta iniciativa retirou do meio ambiente quase 10 mil tampinhas com ajuda dos alunos da escola Francisco Batista de Azevedo e Petronília Carvalho, ambas localizadas no distrito de Lagoinha.
#MeioAmbiente 05/09/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Jovens e crianças participam de ação da Semana Estadual de Proteção Animal
A Prefeitura de Paraipaba, através da secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente estadual, realizou ontem, dia 04, na Praça do Mirante em Lagoinha, uma ação da Semana Estadual de Proteção Animal, com a finalidade de orientar a população no combate aos maus tratos em animais, os cuidados com doenças transmitidas pelos animais domésticos, preservação e proteção de animais silvestres, e a importância de se ter um animal dentro de casa.


O evento contou com a participação dos alunos da Escola Petronília Carvalho, da Escola Flávio Granjeiro e Banda de Música Municipal Otacílio Barbosa.
#Turismo 05/09/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Paraipaba integra o Mapa do Turismo 2019-2021
O Ministério do Turismo divulgou recentemente, no Diário Oficial da União (DOU), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma. Nosso município faz parte deste levantamento.
#Limpeza 25/08/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Gestão municipal, grupos e empresas realizam ação de limpeza na Praia de Lagoinha
Neste sábado (24), foi realizada uma ação conjunta de limpeza e preservação do meio ambiente na orla da Praia de Lagoinha. Foram recolhidos todos os tipos de lixo e materiais recicláveis.

A ação teve coordenação do grupo Winds for Future, em parceria com Montepascual Ecovillage, e apoio da Prefeitura Municipal de Paraipaba através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, além dos grupos Projeto Raio das Trilhas, Grupo Zumbi de Capoeira, Instituto Landuá, Instagram Praia de Lagoinha, Fateixas Restaurante e Hard Rock.

Foram recolhidos mais de 30 sacos de lixos, como era uma ação relacionada ao meio ambiente se destinou o recolhimento de material de plástico como tampas de garrafas pet, copos, pratos, colheres descartáveis, garrafas plásticas, papelão e outros tipos de resíduos que causam danos ao meio ambiente, e que poderiam ser consumidas por espécies do mar como tartaruga, baleias e outras espécies que se alimentam deste tipo de material jogado nas praias, sendo levadas ao mar pelas cheias das marés.
#Festa 06/08/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Inscrições abertas para o concurso Miss & Mister Paraipaba 2019
A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, realiza a partir de hoje, dia 06, as inscrições para o concurso Miss & Mister Paraipaba 2019.

Os interessados em participar devem procurar a sede da secretaria em Lagoinha, de 8h às 12h e de 14 às 17h. Mais informações através dos telefones: (85) 99113-6070 ou (85) 99208-4482.


Para participar, alguns critérios são:

-Ter entre 18 e 25 anos;
- Nunca ter sido casada(o);
- Não ter filhos;
- Não ter fotos íntimas publicadas;
- Não ter tatuagem grande;
#Festa 23/07/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Prefeito Dimitri Batista homenageia os pescadores com festa
No último sábado (20), na praça de Lagoinha, foi dia de comemorar o Dia do Pescador, com uma festa organizada pela Prefeitura de Paraipaba, em parceria com as Secretarias de Turismo, Saúde, Educação, Agropecuária e Assistência Social.

O evento contou com diversas ações das secretarias, como atendimento médico, cadastro único, atendimento com assistente social, psicólogo, conselheiros tutelares, brincadeiras da secretaria de Educação, e diversas outras atividades.

Na ocasião, o prefeito Dimitri Batista, fez a entrega de kits de tintas para os pescadores, além de sorteio de brindes. "Uma grande satisfação realizar um evento assim para a comunidade. Buscamos sempre oferecer o melhor para o povo paraipabense", declarou o gestor municipal.

#Turismo 23/07/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Regata de Lagoinha acontecerá de 24 a 28 de julho; evento deve atrair milhares de turistas
A Praia de Lagoinha é considerada um dos principais destinos turísticos do Ceará. O local será palco nos próximos dias da sua 29° Regata Cultural, evento realizado pela Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente.


O objetivo da festa é promover a praia cearense no cenário turístico regional e nacional.


A festa, que acontecerá de 24 a 28 de julho, proporcionará aos turistas, visitantes e à população local, diversas opções de lazer e entretenimento. “A programação cultural está bem diversificada. Teremos apresentações de dança, desfile e muito mais, além das atrações musicais”, afirmou o secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paraipaba, Vasco Robson Araújo. A expectativa de público é de 30 mil pessoas.


A programação musical conta com quatorze atrações no total. “A tradicional Regata de Lagoinha atrai pessoas de vários estados do país, movimentando a economia local e gerando fontes de renda para a população. O evento já faz parte do calendário cultural do município. Teremos vários artistas, inclusive cantores e bandas locais para valorizar a nossa cultura. Além da programação cultural e musical, no domingo acontecerá um dos principais momentos da festa: a disputa de jangadas, que neste ano conta com 70 paquetes, disputando uma premiação total de R$ 16.000,00”, declarou o secretário Vasco Robson Araújo.
#Turismo 28/05/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Conselho Municipal de Turismo é ativado Na última quarta (22), aconteceu a Posse dos membros do Conselho Municipal de Turismo de Paraipaba.

A solenidade foi realizada na sede da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do município, em Lagoinha. O CONTUR - Conselho Municipal de Turismo, é regido pela Lei 224/99, criado em 1999, mas somente este ano foi ativado.

O CONTUR tem como objetivo a união entre Poder Público e Sociedade Civil, afim de promover o desenvolvimento do turismo no município de Paraipaba. O conselho é formado, por lei, por cinco (5) membros pertencentes à órgãos governamentais do município, e seis (6) membros pertencentes à sociedade civil, bem como, empresários e comerciantes ligados à indústria do turismo da comunidade.

O Conselho Municipal de Turismo já está funcionando, e as reuniões serão realizadas mensalmente.

Fotos: (ASCOM/PMP)
#Lazer 09/05/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Orla de Lagoinha: excelente local de lazer para turistas e visitantes
Inaugurada em julho de 2018, a orla de lagoinha tornou-se um dos pontos de referência turístico para visitações. Uma obra arquitetada não somente para deixar a praia de Lagoinha mais bela, mas também como um local de lazer para quem o visita.

O local conta com estruturas para armar redes, possui mesas de piquenique, muitos bancos e um amplo espaço para transitar tranquilamente em qualquer horário. “A orla é um ambiente altamente familiar, muitas pessoas vêm para cá para aproveitar a visão maravilhosa da praia em segurança. Ela proporciona um momento de socialização entre amigos e familiares”, declara Ednilton Dantas, universitário que estava a passeio.

O calçadão tem quiosques funcionando durante o dia e a noite, oferecendo diversos serviços para os visitantes da praia. Os locais contribuíram para a geração de economia de muitos comerciantes que vivem do negócio. “Ficou maravilhoso, antes era só areia, e agora temos o privilégio de trabalhar em um local bonito e próprio para o serviço. Depois da orla construída minhas vendas melhoraram bastante, pois agora tenho um lugar mais bonito e aconchegante para atender os clientes”, afirma Meire Silva, comerciante de arte nativa de uma das bancas presentes na orla.
#Turismo 09/05/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Lagoinha ganha letreiro em sua orla
Em março deste ano, Lagoinha ganhou mais cores com um letreiro inserido em sua orla.

O projeto implantado pela Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio ambiente, deixou a orla de Lagoinha ainda mais encantadora. Um letreiro com muitas cores e formas representando a beleza da praia está atraindo muitos visitantes que querem um registro no local.

Os visitantes reagiram positivamente à obra. “Ficou muito lindo! Agora Lagoinha ficou mais colorida. Muitas lembranças boas para registrar neste lugar”, declara Jaqueline Freitas, que estava a passeio no local.

Além do letreiro localizado na orla, Lagoinha também reformou seu pórtico. “Outra intenção de identificar nossa praia foi o pórtico na entrada de Lagoinha. Procuramos, com um design arrojado e interessante, mostrar aos turistas que eles podem registrar sua foto no local para guardar de lembrança a sua vinda à nossa praia”, afirma Vasco Robson Araújo, secretário de turismo, cultura e meio ambiente.
#Esporte 01/04/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE II Campeonato de Surf é realizado em Lagoinha Nos últimos dias 23 e 24 de março, a praia de lagoinha foi palco do II - campeonato de surf - dropando nas ondas de lagoinha. A competição aconteceu em três categorias: júnior, open local e open geral.
A realização do evento foi da Prefeitura de Paraipaba, por meio das Secretarias de Educação, Turismo, Cultura e Meio Ambiente, e teve também um caráter social. No ato da inscrição cada competidor doou dois quilos de alimentos, que serão convertidos em cestas básicas para as famílias carentes da comunidade.
A comissão julgadora foi formada por surfistas profissionais de Paraipaba e Paracuru. Ao todo, 50 competidores participaram do evento. Os vencedores de cada categoria, receberam kits de roupa, prancha e troféu.
“Agradeço pela oportunidade que me foi dada de participar deste campeonato. Treino todos os dias e estou muito feliz por ter tirado o primeiro lugar” declara João Rodrigues, vencedor da categoria Open Geral.
Fotos: ASCOM/PMP
#Festa 08/03/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Carnaval de Paraipaba 2019 atrai milhares de foliões movimentando a economia da cidade Carnaval 2019 aquece a economia da cidade

O carnaval 2019 de Paraipaba se consolidou mais uma vez como um dos melhores eventos do Vale do Curu. A festa, que contou com atrações locais e de várias bandas, como Rainhas da Farra e Forró de Salto, aconteceu em Lagoinha e na Sede do município.

A gerente de vendas, Caroline Costa, veio com toda a família pela primeira vez aproveitar a folia na cidade. “Eu estou adorando a festa. Está tudo muito organizado. Vim com a família e quero voltar mais vezes. Recomendo.”, afirmou.

Além de proporcionar lazer e entretenimento para o público, o evento movimentou a economia local e gerou fonte de renda para barraqueiros e ambulantes. “Um dos grandes benefícios do carnaval é o aquecimento da economia da cidade. Além disso, muita gente aproveita para ganhar um dinheiro extra nesta época. Agradeço todos que compareceram para prestigiar o nosso carnaval”, declarou o prefeito Dimitri Batista.

Plano Operacional

Para garantir a tranquilidade e a segurança dos foliões, 410 profissionais trabalharam durante todos os dias de evento. O plano operacional do Carnaval 2019 contou com o Corpo de Bombeiros, Policiamento Ostensivo Geral (POG), BPTur, Raio, Polícia Militar, Polícia Civil, Seguranças, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), SAMU e o Conselho Tutelar.
#Turismo 28/07/2018 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Obra de requalificação da praia de Lagoinha é inaugurada
Aconteceu na tarde de ontem, dia 27, a inauguração da obra de requalificação da beira-mar da praia de Lagoinha.
Foram realizado a reforma e a ampliação da área principal de acesso à praia, com melhoria da infraestrutura com piso em madeira biossintética, pergolados com bancos, mesas tipo piquenique, paisagismo, padronização do espaço para feira de artesanato, quiosque e sanitários acessíveis.


O custo da obra foi de R$ 4.867.303,01.
#Cultura 26/07/2018 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Semana Cultural de XXVIII Regata de Lagoinha é iniciada
Aconteceu na noite de ontem, dia 25, a abertura da XXVIII Regata de Lagoinha. O evento contou com apresentação de grupos culturais como Revolution, Comadre Luzia e uma roda de capoeira. além da banda municipal Otacílio Barbosa. A programação musical ficou por conta das bandas Xamego Bom e Expressão Roots.

A tradicional Regata de Lagoinha segue até o próximo domingo (29). Confira a programação musical:

27/07 (sexta-feira)
Pedro e Benício
Igor Guerra

28/07 (sábado)
Marizeka
Moleca 100 Vergonha
Solange Almeida

29/07 (Domingo)
Matheus Bill
Rebellion
#Turismo 18/07/2018 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Regata de Lagoinha deve atrair milhares de turistas
Considerada uma das mais belas praias do estado, a Praia de Lagoinha vem ao longo dos anos consolidando-se como um dos principais destinos turísticos do Ceará.
Com o objetivo de promover a praia cearense no cenário turístico regional e nacional, a Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, realiza anualmente no mês de julho, a tradicional Regata Cultural de Lagoinha, que este ano chega a sua XXVIII edição.

O evento, que acontecerá de 25 a 29 julho, proporcionará aos turistas, visitantes e à população local, diversas opções de lazer e entretenimento. “A programação cultural está bem diversificada. Teremos apresentações de dança, teatro e várias outras, além das atrações musicais”, afirmou o secretário de turismo, cultura e meio ambiente de Paraipaba, Vasco Robson Araújo. A expectativa é de 25 mil pessoas para os cinco dias de evento.

A programação musical conta com sete atrações: a cantora Solange Almeida, os cantores Matheus Bill e Igor Guerra, as bandas Marizeka, Moleca 100 Vergonha e Rebellion, além da dupla Pedro e Benício. “A tradicional Regata de Lagoinha atrai pessoas de vários estados do país. O evento já faz parte do calendário cultural do município. Além da programação cultural e musical, no domingo acontecerá um dos principais momentos da festa: a disputa de jangadas, que neste ano conta com 60 paquetes, disputando uma premiação total de R$ 15.000,00”, declarou o secretário Vasco Robson Araújo.

Programação musical:

27/07 (sex
ta-feira)
Pedro e Benício
Igor Guerra

2
8/07 (sábado)
Marizeka
Moleca 100 Vergonha
Solange Almeida

29/07 (Domingo)
Matheus Bill
Rebellion


#Empreendedorismo 11/07/2018 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente convoca barraqueiros e ambulantes para reunião na próxima sexta-feira Os barraqueiros e ambulantes que desejam trabalhar na tradicional Regata de Lagoinha, devem comparecer na secretaria de infraestrutura, na próxima sexta-feira (13), às 19h, para uma reunião com a equipe da secretaria de turismo, cultura e meio ambiente.

A Regata de Lagoinha acontece nos próximos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de julho. As atrações musicais serão divulgadas em breve.
#Cultura 06/06/2018 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Inscrições para o Sesc Junino - Etapa Litoral Oeste 2018 se iniciam amanhã
As inscrições para o festival Sesc Junino - Etapa Litoral Oeste 2018, iniciarão amanhã (07) e seguirão até o próximo dia 15. O processo deve ser feito na Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente ou pelo e-mail turismoparaipaba@gmail.com.

O evento acontecerá no dia 23/06, na praça da matriz, às 19h. Os municípios participantes desta etapa são: Acaraú, Amontada, Bela Cruz, Cruz, Camocim, Itapipoca, Itarema, Jijoca, Paracuru, Paraipaba e Trairi.

Regulamento

Segundo o regulamento poderão participar até 3 grupos de um mesmo município dentro das vagas ofertadas pela etapa. A ordem de apresentações será por sorteio que será realizado no primeiro dia após a confirmação das equipes credenciadas com a data posteriormente marcada e divulgada nas redes sociais.

Por critério e em virtude de termos um só dia para as apresentações, serão limitadas 12 vagas para os 12 primeiros inscritos.
#Mulher 15/05/2018 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Mariane Camerino é eleita Miss Paraipaba 2018
Uma noite de muito Glamour, beleza, simpatia e elegância, este foi o miss Paraipaba 2018, realizado pela prefeitura de Paraipaba através da secretaria de turismo e meio ambiente, na praça da matriz, no último sábado. A eleita foi Mariane Camerino, de 21 anos.

Ao todo, 9 candidatas concorram ao título. Elas foram avaliadas por um júri composto por especialistas do mundo da moda e da beleza. O concurso aconteceu em três momentos: abertura, desfiles de moda praia, e traje de gala.

A vencedora da noite se prepara agora para participar do Miss Ceará Latina 2018, que acontece nos dias 05 e 06 de Julho, em Fortaleza.
#Mulher 08/05/2018 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Miss Paraipaba 2018 acontecerá no próximo sábado
Uma noite com muito glamour, elegância e beleza, este promete ser o Miss Paraipaba 2018, que acontece no próximo sábado, 12 de maio, às 19h, na praça da matriz, na sede da cidade. Ao todo, nove candidatas irão concorrer ao título de mais bela representante do município. A vencedora irá participar do Miss Ceará Latina 2018, nos dias 05 e 06 de julho. Caso vença mais esta seletiva, representará o estado em um dos maiores concursos de belezas do país, o Miss Brasil Latina 2018.


Os desfiles acontecerão em três momentos: abertura, desfile com trajes de gala e de banho. A noite contará com apresentação musical da banda Marizeka. Segundo um dos organizadores do evento, Clairton Nascimento, “será uma noite incrível. Estamos trabalhando de forma intensa e pensando em tudo nos mínimos detalhes. O público pode esperar um belíssimo evento com muito charme e glamour. Todos estão convidados”.


As candidatas estão passando por uma intensa preparação, que inclui dicas de oratória, etiqueta, fotografia, passarela e postura. O júri será composto por especialistas do segmento da beleza e da moda, e tem nomes confirmados como a Miss Fortaleza 2016, Amanda Lima, o designer de moda com experiência internacional em várias grifes, José Ávila, e o fotógrafo Wally Carvalho. A comissão julgadora avaliará as candidatas através de alguns quesitos como espontaneidade, simpatia, charme, presença cênica, postura, desenvoltura e conhecimentos gerais.

A realização do concurso é da Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, e com o apoio de patrocinadores.

#Cultura 28/03/2018 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Grupo Jumac realiza espetáculo da Paixão de Cristo na sede
O Grupo Jumac (Juventude Mensageira do Amor de Cristo), com o apoio cultural da Prefeitura de Paraipaba realiza na próxima sexta-feira (30), na praça da matriz, a partir das 18h, a 28° edição do espetáculo da Paixão de Cristo organizada pelo grupo, que mostra a morte e ressurreição de Jesus. Em seguida será feito um cortejo no em torno da igreja matriz.
A encenação, que tem direção de Joaquim Duarte e Ritinha Moraes, conta com 150 pessoas envolvidas entre atores, técnicos, produtores e figurantes. A expectativa de público é de 2 mil pessoas. O espetáculo conta com 30 cenas e tem duas horas de duração.

#Mulher 22/03/2018 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Inscrições prorrogadas para o Miss Paraipaba 2018 As inscrições para o Miss Paraipaba 2018 foram prorrogadas até o próximo dia 31. As candidatas devem procurar a coordenação do concurso na sede da secretaria de turismo, cultura e meio ambiente, em Lagoinha, de 8h às 12h ou de 14h às 17h, ou pelos telefones: (85) 998642671 ou (85) 992084482.

O diretor de cultura, Clairton Nascimento, anuncia uma novidade para este ano no concurso. Este ano as candidatas representarão as localidades do nosso município que possui inúmeras belezas”. Várias localidades já têm a sua representante confirmada, como Camboas, Setor B, Sede, Centro, Córrego do Mato, Lagoinha e Boa Vista.

Para participar do concurso, alguns critérios são:
-Ter mais de 18 anos;
- Nunca ter sido casada;
- Não ter filhos;
- Não ter fotos íntimas publicadas;
- Não ter tatuagem;

#Mulher 14/03/2018 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Estão abertas as inscrições para o Miss Paraipaba 2018
Vem aí o maior concurso de beleza da cidade: o Miss Paraipaba 2018. As inscrições, que já começaram e seguirão até o próximo dia 20, podem ser feitas da sede da secretaria de turismo, cultura e meio ambiente, em Lagoinha, de 8h às 12h ou de 14h às 17h. As inscrições acontecem ainda por meio dos telefones: (85) 998642671 ou (85) 992084482.
O diretor de cultura, Clairton Nascimento, anuncia uma novidade para este ano no concurso. “Este ano as candidatas representarão as localidades do nosso munícipio que possui inúmeras belezas”.
Para participar do concurso, alguns critérios são:
-Ter mais de 18 anos;
- Nunca ter sido casada;
- Não ter filhos;
- Não ter fotos íntimas publicadas;
- Não ter tatuagem;


Rayane Moreira
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Paraipaba
Contato: (85) 991286868 / comunicacao@paraipaba.ce.gov.br
#Cultura 27/08/2017 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Prefeitura e Associação Anjos realizam espetáculo da Paixão de Cristo na próxima sexta-feira
No próximo dia 30 de março, sexta-feira santa, com o apoio cultural da Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, a Associação Anjos realizará será na praça de Lagoinha, a partir das 18h, a 12° edição do espetáculo da Paixão de Cristo, que apresenta a vida, morte e ressurreição do maior ícone do cristianismo.

A encenação conta com 180 pessoas envolvidas, entre atores, figurantes, bailarinos, assistentes e diretores, e terá em média duas horas de duração. A expectativa de público é de 5 mil pessoas. A peça é totalmente ao vivo, e conta com vários efeitos especiais, que serão usados em algumas cenas, como o primeiro batismo de Jesus, a cura do paralítico, a ressurreição de Lázaro, lava pés, santa ceia, captura e morte de Jesus, enforcamento de Judas, entre outras. Ao todo, 28 cenas compõem a encenação. Antes da apresentação teatral haverá shows musicais religiosos.

O prefeito Dimitri Batista destaca o apoio cultural que o governo municipal tem dado a vários eventos da cidade. “A Paixão de Cristo de Lagoinha já faz parte do calendário cultural de Paraipaba. Nossa gestão apoia iniciativas como esta que possuem um lado cultural, pois através da cultura contribuímos para formação dos artistas do município. É um belíssimo espetáculo, preparado com muita dedicação. Ficamos felizes por poder colaborar com este lindo projeto”, afirmou o gestor.

Este ano a encenação foi contemplada no edital "Ceará da Paixão", realizado pelo Governo do Ceará através da Secretaria de Cultura do estado.

História do espetáculo

A Paixão de Cristo de Lagoinha teve início em 2006 com a iniciativa do diretor da peça, José Valmir de Andrade. O projeto começou com o intuito de mostrar algo novo à comunidade, algo jamais visto e feito pelos próprios moradores da localidade, contando inicialmente com apenas 30 crianças e com um orçamento em torno de R$ 600 reais.

O que começou apenas como uma ideia foi crescendo e já se tornou referência em toda a região. O espetáculo, atualmente na sua 12ª edição, vem sofrendo alterações a cada ano, seja nas cenas, nos cenários ou até mesmo com os atores, o que aumenta a expectativa de quem assiste. A peça conta hoje com uma maior estrutura tanto para os participantes quanto para o público.
#Segurança 21/07/2017 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Plano Operacional da XXVII Regata de Lagoinha é divulgado; veja detalhes
A Regata de Lagoinha é um dos eventos mais tradicionais do município e chega a sua XXVII edição. Para assegurar que o evento seja um sucesso, vários profissionais trabalharão durante toda a festa, que termina no próximo domingo (23).

Para garantir a segurança da população local, visitantes e turistas, o efetivo conta com 30 policiais militares a pé, 80 seguranças, nove policiais do BPTUR, nove policiais do Policiamento Ostensivo Geral (POG), equipes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) com viaturas e motocicletas, do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), 12 bombeiros, 12 salva-vidas, além de 30 garis, que estarão fazendo a limpeza do local.

Hospital Municipal
A equipe do Hospital Municipal também foi reforçada. Durante todo o final de semana, por dia, dois médicos estarão de plantão, além de 5 técnicos de enfermagem, enfermeiros e motoristas. O local conta também com duas ambulâncias para urgências e emergências.

Rayane Moreira
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Paraipaba
comunicacao@paraipaba.ce.gov.br


#Lazer 10/07/2017 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Programação da XXVII Regata de Lagoinha é divulgada
A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, divulgou nesta quarta-feira (19), a programação cultural e as atrações musicais da XXVII Regata de Lagoinha, que acontece a partir de hoje(19) e segue até o próximo domingo(23).

Ao todo, nove atrações musicais passarão pelo palco durante os cinco dias de evento. Entre os artistas estão o cantor Matheus Bill, as bandas Lagosta Bronzeada, Desejo Proibido e forró Real. A programação cultural inclui shows de humor, dança, apresentação de quadrilhas juninas e grupos de teatro, além do tradicional desfile para escolha da Garota Regata 2017.

A expectativa de público é de 30 mil pessoas. “Durante esses dias esperamos receber turistas e visitantes de diversos locais do país, para prestigiar esse evento que já faz parte do calendário cultural do município. O evento irá fomentar também a economia local”, disse o secretário de turismo, cultura e meio ambiente de Paraipaba, Vasco Robson.

Rayane Moreira
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Paraipaba
comunicacao@paraipaba.ce.gov.br
#Mulher 05/07/2017 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Concurso Garota Regata 2017 acontece no próximo dia 21 de julho
O tradicional Concurso Garota Regata, que faz parte da programação da XXVII Regata de Lagoinha, acontece no próximo dia 21 de julho, na praça da localidade. O evento está em sua 9° edição. As candidatas que queiram participar devem se inscrever até o dia 17, na Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, em Lagoinha, de 8h às 12h e de 14h às 17h. É necessário ter a partir de 15 anos.

O tema do desfile é “Guerreiros do Mar”, uma homenagem aos pescadores. Cerca de 8 candidatas desfilarão em trajes típicos, confeccionados de acordo com a temática, e em trajes de banho. As garotas serão avaliadas por um júri formado por personalidades que têm afinidade com o desfile e patrocinadores, e serão julgadas de acordo com alguns critérios como simpatia, beleza e passarela. Além da escolha da Garota Regata 2017, será escolhido o melhor traje típico. A vencedora ganhará vários kits de moda e beleza, terá uma vaga garantida no Top 5 do Miss Paraipaba 2018 e um ensaio fotográfico, além da faixa. Haverá também premiação em dinheiro para o melhor traje típico.
Segundo o gestor de cultura, Clairton Nascimento, esse ano o desfile traz uma novidade. “O concurso é um dos momentos mais aguardados da nossa regata. Este ano todas as vencedoras das edições passadas voltarão para a passarela. Será mais um belíssimo evento que a população paraipabense poderá assistir”.

Rayane Moreira
Assessora de Comunicação
comunicacao@paraipaba.ce.gov.br

#Empreendedorismo 20/06/2017 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Cadastro para ambulantes trabalharem no Circuito de Quadrilhas Juninas segue até a próxima quinta-feira Os vendedoras abulantes que desejarem trabalhar no Circuito de Quadrilhas Juninas - Sesc Ativo, que acontece na próxima sexta (23) e sábado(24), às 20h na praça de Lagoinha, devem procurar o setor de tributos, no paço municipal, até a próxima quinta-feira(22), de 8h às 12h e de 14h às 17h, para se cadastrarem. A documentação necessária é: RG, CPF e comprovante de endereço. São 25 vagas ofertadas.

O Circuito de Quadrilhas Juninas Sesc Ativo receberá neste final de semana grupos de vários municípios do estado, como: Amontada, Trairi, Camocim, Acaraú, Paracuru, Itapipoca e Itarema. Ao todos, 13 quadrilhas juninas devem se apresentar nos dois dias de evento.

A realização é do Serviço Social do Comércio Ceará, com o apoio da Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente.


Rayane Moreira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Paraipaba
comunicacao@paraipaba.ce.gov.br
(85) 991286868 / 982034027
#Mulher 29/05/2017 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Jéssica Almeida é eleita Miss Paraipaba 2017
No último sábado, 27 de maio, no clube recanto tropical, a estudante de Arquitetura e Urbanismo, Jéssica Almeida foi coroada Miss Paraipaba 2017. A disputa aconteceu entre dez candidatas, que foram avaliadas por especialistas do segmento da moda e da beleza. Jéssica se prepara agora para o Miss Ceará 2017 que acontece no próximo dia 14 de junho, no Teatro Via Sul, em Fortaleza.

As jovens desfilaram de looks casuais e trajes de banho e gala. O júri avaliou alguns critérios como presença cênica, passarela, carisma, espontaneidade e conhecimentos gerais sobre a história do município. Um dos organizadores do concurso, Clairton Nascimento, faz uma avaliação da noite e fala para a etapa estadual do concurso. “Foi um evento belíssimo. Todos se dedicaram e se empenharam ao máximo para proporcionar ao público uma noite de muito glamour, beleza e elegância. O trabalho não para. Agora é hora de nos prepararmos para o concurso estadual e lutar por uma excelente colocação”, afirma.

A jovem vencedora de 21 anos comemora o título. “É uma alegria e uma honra imensa receber a faixa e a coroa de Miss. A responsabilidade também é grande de representar a beleza feminina no maior concurso de beleza do estado. Vou me dedicar ainda mais para o Miss Ceará 2017”, afirmou Jéssica.

Jéssica Almeida é natural de Paraipaba. Além de estudante de Arquitetura e Urbanismo, é empreendedora do mundo da moda. Ela gerencia uma loja virtual. E desde criança já demonstrava o interesse pelas passarelas e pelas câmeras. A jovem Já fez vários cursos para atuar como modelo e já fotografou para várias marcas.

A realização do concurso foi da Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente.

Rayane Moreira
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Paraipaba
Contato: (85) 991286868
comunicacao@parai
paba.ce.gov.br
#Mulher 28/05/2017 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Miss Paraipaba 2017 acontece no próximo dia 27 de maio
#Empreendedorismo 23/01/2017 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Cadastro de ambulantes e barraqueiros para o Carnaval 2018 é iniciado
Os ambulantes e/ou barraqueiros que desejam trabalhar no Carnaval 2018 já podem fazer seu cadastro. O procedimento, que teve início hoje (23), pode ser realizado na secretaria de turismo, cultura e meio ambiente, em Lagoinha (para quem mora na localidade), ou no Paço Municipal (para quem reside na sede ou nas demais localidades), nos horários de 8h às 12h e 14h às 17h.
As vagas são limitadas. A documentação necessária é: cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e certidão “Nada Consta”, que pode ser retirada no setor de tributos na prefeitura.

Rayane Moreira
Jornalista / Assessora de Comunicação
Prefeitura de Paraipaba
comunicacao@paraipaba.ce
.gv.br
www.paraipaba.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 04:04:48