CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 07/03/2022 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Capim Açú recebe evento de surf e inclusão social "III Landuá Surf Social" e fomentar o Turismo da região

Aconteceu nos dias 05 e 06 de Março de 2022, na paradisíaca praia de Capim Açú, em Paraipaba-CE, a terceira edição do "Landuá Surf Social".

O evento foi promovido pelo ex-atleta e referência nacional do surf adaptado, Francisco Atanásio (o Bichinho), e realizado pelo Instituto Landuá com o apoio da Prefeitura Municipal de Paraipaba e um conjunto de patrocinadores. Na noite do dia 05, o "III Landuá Surf Social" recebeu o Coletivo Território Criativo para uma animada roda de conversa sobre "A Economia Criativa do Surf". Na ocasião, se discutiu a importância da cadeia produtiva do surf, em uma perspectiva inclusão socioeconômica.

O potencial turístico de eventos como o "III Landuá Surf Social", e a necessidade de uma maior integração regional entre as escolinhas e projetos de surf dos municípios, foram o tema da conversa. O evento contou com representantes do Município de Paraipaba, Itapipoca, Trairi, Cascavel e Paracuru.

#Cultura 11/06/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Cultura promove nova Roda de Conversa

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Turismo, Cultura, e Meio Ambiente, promoveu na ultima quinta-feira (10/06) uma nova Roda de Conversa com integrantes da cultura do município para orientar os representantes dos grupos a respeito da prestação de contas do recurso disponibilizado por meio da Lei Aldir Blanc, através do Governo Federal.

Outro assunto discutido é a representação do Conselho Municipal de Politica Cultural do municipio e assuntos relativo ao projeto Cultura em Movimento. Além disso, continuação de discussão sobre o projeto de Reconhecimento e Diplomação dos Mestres da Cultura. Na reunião ocorreu também decisões em torno da I Conferência Municipal Popular de Cultura, marcada para acontecer em 8 de julho. Onde haverá também eleição e posse do Conselho.

Ficou firmado o compromisso de abrir, em 14 de junho, as inscrições para participação da Conferência. As inscrições serão realizadas através do e-mail da Secretaria, qual será divulgado em breve com mais informações.

#Cultura 27/05/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Representantes da cultura se reúnem para tratar sobre assuntos ligados à área

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Turismo, Cultura, e Meio Ambiente, promoveu na manhã desta quinta-feira (27/05) uma Roda de Conversa com integrantes da cultura do município para orientar os representantes dos grupos a respeito da prestação de contas do recurso disponibilizado por meio da Lei Aldir Blanc, através do Governo Federal.

Outro assunto que entrou em pauta para discussão foi sobre a revitalização do Sistema Municipal de Cultura, dispondo sobre ideias para Conselho Municipal de Politica Cultural, o Fundo Municipal de Cultural de Paraipaba e o Plano Municipal.

Além disso, houve apresentação do projeto de Reconhecimento e Diplomação dos Mestres da Cultura. Esse é o primeiro encontro voltado exclusivamente para tratar sobre assuntos relativos à Cultura. A intenção é que as rodas de conversas se estendam sempre que necessário, buscando sempre compartilhar e discutir ideias para fortalecimento unificado da cultura do município.

#Cultura 12/04/2021 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, em apoio ao Instituto Landuá realiza o Projeto Expressões da Cultura

A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente em apoio ao Instituto Landuá, realizou a prática do projeto Expressões da Cultura.

A ação foi realizada nos muros, na localidade de Lagoinha, por crianças e adolescentes do grupo Tradições culturais, Vila Pôr do sol.

#Cultura 17/06/2020 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Secretaria de Turismo disponibiliza formulário da Lei de Emergência Cultural para artistas de Paraipaba

Ciente do grande impacto que a pandemia está causando na economia, a gestão municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, está disponibilizando um formulário para levantamento de dados acerca da quantidade de artistas paraipabenses que estão em situação de vulnerabilidade social neste momento.

Através destes dados será apresentado ao poder público o quantitativo de artistas que precisam de assistência. Importante lembrar que para receber o auxílio cultural, o artista também deve estar cadastrado no Mapa Cultural do Estado. Para maiores informações basta clicar no link abaixo, lá estará o formulário a ser preenchido e site para cadastro do Mapa Cultural do Estado.

Link: https://www.paraipaba.ce.gov.br/arquivos/694/MAPA%20CULTURAL%20_001_2020_0000001.pdf

ATENÇÃO: Após preenchimento do formulário, enviar o mesmo para o e-mail da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente: turismoparaipaba@gmail.com

#Cultura 08/12/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Camboas recebe Caravana Arte Encena
No último sábado (07), na praça de Camboas, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do município, foi realizada a "Caravana arte encena", projeto do SESC.

O evento contou com apresentações artísticas, exibições de filmes, estande de biblioteca, teatro, oficinas de pintura, contação de histórias, além da apresentação dos vencedores do I Festival de Novos Talentos, realizado pela Prefeitura de Paraipaba recentemente.

#Cultura 30/11/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza Express Art - I Festival de Novos Talentos A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, realizou no último sábado (30), na orla de Lagoinha, a primeira edição do Express Art, festival de novos talentos do município, que teve como objetivo valorizar e dar mais visibilidade aos artistas locais.

O evento contou com 14 apresentações que concorreram em duas categorias: performance individual e em grupo, nos mais diversos seguimentos artísticos, como música, dança, teatro, cordel e poesia. Os participantes foram avaliados por um júri técnico em diferentes quesitos.

Na categoria individual venceu Larissa Santos, já na categoria performance em grupo a vencedora foi a banda vocal 4. Os vencedores receberam troféu e uma quantia em dinheiro.

#Cultura 28/11/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Lagoinha sedia festival de novos talentos no próximo sábado
A Orla de Lagoinha será palco no próximo sábado, dia 30, da primeira edição do “Express Art”, festival de novos talentos do município. O evento é uma realização da Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio ambiente, e acontecerá a partir das 19h.

Ao todo, serão 14 apresentações em vários seguimentos artísticos: dança, teatro, música, poesia em rap e em cordel. Os participantes irão concorrer na categoria de performance individual ou em grupo. “O objetivo é valorizar e dar mais visibilidade aos talentos da nossa terra. Paraipaba possui grandes artistas”, afirma o secretário da pasta responsável, Vascon Robson Araújo.

Os dois primeiros colocados em cada categoria, receberão um troféu e uma quantia em dinheiro.
#Cultura 20/11/2019 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente desenvolve ação sobre consciência negra
Hoje vamos falar de beleza que enche nossos olhos, alegra o nosso dia e nos faz admirar tanto essas pessoas.

O núcleo Cultural da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente homenageia o Dia Nacional da Consciência Negra com essa belíssima imagem representando todo nosso respeito e gratidão pois, devemos a eles a construção do nosso País. Não nos referimos apenas a construções concretas por vias de trabalho braçal, mas também à construção de nossos costumes, crenças, sabores, à construção da nossa cultura, da nossa cultura afro-brasileira.

Projeto Arte na Tampa

O projeto Arte na Tampa visa o recolhimento de tampas de garrafas pets e com este material construir painéis artísticos com temas culturais para exposição nos pontos turísticos da cidade. O primeiro painel está sendo criado hoje e tem como tema o Dia Nacional da Consciência Negra. Até agora esta iniciativa retirou do meio ambiente quase 10 mil tampinhas com ajuda dos alunos da escola Francisco Batista de Azevedo e Petronília Carvalho, ambas localizadas no distrito de Lagoinha.
#Cultura 26/07/2018 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Semana Cultural de XXVIII Regata de Lagoinha é iniciada
Aconteceu na noite de ontem, dia 25, a abertura da XXVIII Regata de Lagoinha. O evento contou com apresentação de grupos culturais como Revolution, Comadre Luzia e uma roda de capoeira. além da banda municipal Otacílio Barbosa. A programação musical ficou por conta das bandas Xamego Bom e Expressão Roots.

A tradicional Regata de Lagoinha segue até o próximo domingo (29). Confira a programação musical:

27/07 (sexta-feira)
Pedro e Benício
Igor Guerra

28/07 (sábado)
Marizeka
Moleca 100 Vergonha
Solange Almeida

29/07 (Domingo)
Matheus Bill
Rebellion
#Cultura 06/06/2018 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Inscrições para o Sesc Junino - Etapa Litoral Oeste 2018 se iniciam amanhã
As inscrições para o festival Sesc Junino - Etapa Litoral Oeste 2018, iniciarão amanhã (07) e seguirão até o próximo dia 15. O processo deve ser feito na Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente ou pelo e-mail turismoparaipaba@gmail.com.

O evento acontecerá no dia 23/06, na praça da matriz, às 19h. Os municípios participantes desta etapa são: Acaraú, Amontada, Bela Cruz, Cruz, Camocim, Itapipoca, Itarema, Jijoca, Paracuru, Paraipaba e Trairi.

Regulamento

Segundo o regulamento poderão participar até 3 grupos de um mesmo município dentro das vagas ofertadas pela etapa. A ordem de apresentações será por sorteio que será realizado no primeiro dia após a confirmação das equipes credenciadas com a data posteriormente marcada e divulgada nas redes sociais.

Por critério e em virtude de termos um só dia para as apresentações, serão limitadas 12 vagas para os 12 primeiros inscritos.
#Cultura 28/03/2018 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Grupo Jumac realiza espetáculo da Paixão de Cristo na sede
O Grupo Jumac (Juventude Mensageira do Amor de Cristo), com o apoio cultural da Prefeitura de Paraipaba realiza na próxima sexta-feira (30), na praça da matriz, a partir das 18h, a 28° edição do espetáculo da Paixão de Cristo organizada pelo grupo, que mostra a morte e ressurreição de Jesus. Em seguida será feito um cortejo no em torno da igreja matriz.
A encenação, que tem direção de Joaquim Duarte e Ritinha Moraes, conta com 150 pessoas envolvidas entre atores, técnicos, produtores e figurantes. A expectativa de público é de 2 mil pessoas. O espetáculo conta com 30 cenas e tem duas horas de duração.

#Cultura 27/08/2017 SEC. DE TURISMO E MEIO AMBIENTE Prefeitura e Associação Anjos realizam espetáculo da Paixão de Cristo na próxima sexta-feira
No próximo dia 30 de março, sexta-feira santa, com o apoio cultural da Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, a Associação Anjos realizará será na praça de Lagoinha, a partir das 18h, a 12° edição do espetáculo da Paixão de Cristo, que apresenta a vida, morte e ressurreição do maior ícone do cristianismo.

A encenação conta com 180 pessoas envolvidas, entre atores, figurantes, bailarinos, assistentes e diretores, e terá em média duas horas de duração. A expectativa de público é de 5 mil pessoas. A peça é totalmente ao vivo, e conta com vários efeitos especiais, que serão usados em algumas cenas, como o primeiro batismo de Jesus, a cura do paralítico, a ressurreição de Lázaro, lava pés, santa ceia, captura e morte de Jesus, enforcamento de Judas, entre outras. Ao todo, 28 cenas compõem a encenação. Antes da apresentação teatral haverá shows musicais religiosos.

O prefeito Dimitri Batista destaca o apoio cultural que o governo municipal tem dado a vários eventos da cidade. “A Paixão de Cristo de Lagoinha já faz parte do calendário cultural de Paraipaba. Nossa gestão apoia iniciativas como esta que possuem um lado cultural, pois através da cultura contribuímos para formação dos artistas do município. É um belíssimo espetáculo, preparado com muita dedicação. Ficamos felizes por poder colaborar com este lindo projeto”, afirmou o gestor.

Este ano a encenação foi contemplada no edital "Ceará da Paixão", realizado pelo Governo do Ceará através da Secretaria de Cultura do estado.

História do espetáculo

A Paixão de Cristo de Lagoinha teve início em 2006 com a iniciativa do diretor da peça, José Valmir de Andrade. O projeto começou com o intuito de mostrar algo novo à comunidade, algo jamais visto e feito pelos próprios moradores da localidade, contando inicialmente com apenas 30 crianças e com um orçamento em torno de R$ 600 reais.

O que começou apenas como uma ideia foi crescendo e já se tornou referência em toda a região. O espetáculo, atualmente na sua 12ª edição, vem sofrendo alterações a cada ano, seja nas cenas, nos cenários ou até mesmo com os atores, o que aumenta a expectativa de quem assiste. A peça conta hoje com uma maior estrutura tanto para os participantes quanto para o público.
www.paraipaba.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 14:49:52