CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 08/02/2024 SEC. DE SAÚDE Reinauguração - Reforma da unidade básica de saúde do camburão

Unidade Básica de Saúde do Camburão reformada e entregue a população.

A obra, além de trazer ainda mais resolutividade no atendimento à população, assegura mais conforto para os usuários e servidores.

Estamos avançando na saúde e o objetivo é poder ofertar um atendimento com mais qualidade e conforto para a população.

#Saúde 07/02/2024 SEC. DE SAÚDE Localidade do setor D2 conta com novo ponto de apoio a saúde

Mais uma inauguração.

Inauguração do ponto de apoio a saúde. ?

Mais uma obra que irá beneficiar a população.

Apopulação está feliz com essa nova conquista.

#Saúde 24/09/2023 SEC. DE SAÚDE Unidade Básica de Saúde da localidade de Segunda Etapa reformada e inaugurda

Mais um investimento na saude.

A população da localidade de Segunda etapa conta com uma nova estrutura reformada (Unidade básica de saúde). O ganho é da população, que freqüenta um ambiente com melhor espaço físico, bons equipamentos e equipe bem treinada, resultando em maior bem estar do usuário. As novas instalações também motivam os profissionais que trabalham unidade e garantem uma saúde pública de qualidade.

#Saúde 05/07/2022 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde se réune com os Agentes de Saúde para tratar sobre o processo de territorialização do múnicipio

A Prefeitura de Paraipaba por meio da Secretaria de Saúde com a proposta de humanização da Saúde do município realizou uma reunião com a presença de todas as equipes de Agentes Comunitários, com o objetivo de mencionar suas metas e ações que estão e serão implantadas no município. A reunião foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença dos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e equipe da Secretaria de Saúde.

Juntos destacaram os avanços realizados em prol da saúde e sobre a territorialização das áreas. Objetivo é deixar todas as áreas do município assistidas pelos os ACS.

#Saúde 16/03/2022 SEC. DE SAÚDE ACS e ACE - Secretaria de Saúde realiza mobilização em combate aos focos da dengue no Município

Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Saúde e de seu setor de Vigilância em Saúde, iniciou nessa quarta - feira, 16/03 uma mobilização contra a Dengue no bairro Monte Alverne. Além do serviço de rotina que é realizado todos os dias, que foi intensificado, a equipe da Vigilância está realizando fiscalizações e mobilizações para passar informações para população sobre a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Atenção

A prevenção depende muito da população. "A limpeza dos terrenos baldios, sem construção, é de responsabilidade de seus proprietários". A população deve estar atenta para evitar focos do mosquito, mantendo as caixas d'água bem fechadas e não deixar a água acumular em outros recipientes, com vasos de plantas, garrafas e qualquer outro que possa acumular água. Até tampinhas de garrafas servem para a larva do mosquito se desenvolver.

Paraipaba contra o mosquito transmissor da dengue

#Saúde 01/09/2021 SEC. DE SAÚDE Paraipaba vacina mais de 1400 jovens entre 18 e 25 anos

O munícipio de Paraipaba segue acelerado com o processo de vacinação contra a covid-19. Na tarde desta ultima terça-feira, mais de 1400 pessoas com idade entre 18 e 25 anos foram vacinadas. O momento foi de muita alegria e descontração com direito a uma super produção com Dj, Paredão de Som e a participação do Zé Gotinha, recepcionando os jovens. Tudo aconteceu no estádio O Zezão na sede do Município. O evento mobilizou mais de 50 profissionais da saúde, incluindo voluntários que se prontificaram a contribuir para este momento tão importante para todos. Foram 14 profissionais vacinando com doses de Pfizer, Astrazenica e Coronavac, permitindo uma vacinação rápida. A ideia foi garantir que a juventude tivesse seu tão sonhado momento de vacinação, de forma bem característico de sua idade. Foi servido agua de coco para os presentes.

Prefeitura de Paraipaba - Cuidando do nosso povo.

#Saúde 27/08/2021 SEC. DE SAÚDE Prefeitura promove evento de encerramento do Agosto lilás

Hoje foi o encerramento dessa linda campanha do Agosto Lilás, uma campanha de enfrentamento a Violência contra a Mulher.

O evento aconteceu no CEI Neuba de Azevedo Baptista, durante todo o dia. Pela manhã tivemos um momento solene com renomadas conferencistas que abordaram temas distintos e de grande relevância.

Conferencista Dep. Estadual Augusta Brito - Tema: "Fluxo da dignidade" o combate à pobreza menstrual."

Conferencista: Advogada, Dra. Rafaela - Tema: "Em briga de marido e mulher, se mete sim, a colher." Combate a Violência Doméstica.

Conferencista Cientista Política, Carla Michele Quaresma - Tema: "Quando uma mulher entra na política, muda a mulher. Quando várias mulheres entram na política, muda a política." Desigualdade e violência de gênero na política.

Pela tarde, seguimos com as ações do mutirão de atividades com diversos profissionais de saúde: Atendimento com Psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, advogada e profissional da educação física.

Prefeitura de Paraipaba, cuidando do nosso povo!

#Saúde 26/08/2021 SEC. DE SAÚDE NASF - Saúde desenvolve diversas práticas de prevenção e promoção da saúde

O NASF neste município desenvolve diversas práticas de grupo voltadas para a prevenção e promoção da saúde, contemplando ações como: hidroginástica, caminhadas orientadas, alongamentos, ginástica localizada, ginástica aeróbica, treinamento funcional, grupos de hipertensos e diabéticos, grupos de homens e mulheres, grupos de gestantes, grupos de saúde mental, grupos de emagrecimento e orientação nutricional. Algumas destas atividades são desenvolvidas na própria unidade da ESF assistida; outras em áreas públicas (praças) e também em espaços cedidos pela comunidade (igrejas, quadras das escolas, piscinas).

#Saúde 20/08/2021 SEC. DE SAÚDE O Programa Saúde nas Comunidades foi até a localidade do Córrego do Mato

Sexta-feira, (20), foi a vez da comunidade Córrego do Mato receber o mutirão de ações da saúde através do Programa Saúde nas Comunidades. Os moradores foram atendidos por Médico Clinico Geral, Nutricionista, Fisioterapeuta, Profissional da Educação Física e muitas outras ações como, vacinação e testagem rápida para covid-19.

Essa é a Prefeitura de Paraipaba trabalhando para garantir saúde de qualidade a todos os paraipabenses.

#Saúde 16/08/2021 SEC. DE SAÚDE Saúde inicia vacinação para um novo grupo da faixa etária de 28 a 29 anos

A Prefeitura de Paraipaba por meio da Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira, (16/08), inicia a vacinação contra a Covid-19 para um novo grupo da faixa etária de 28 a 29 anos de idade. Lembrando que é de suma importância comparecer aos pontos de vacinação nas datas previstas para a sua idade. As datas são divulgadas nas redes de comunicação da prefeitura.

A vacinação é a prevenção mais eficaz contra o coronavírus e cada dia faz diferença garantindo a proteção para todos.

#Saúde 04/08/2021 SEC. DE SAÚDE Saúde realiza repescagem da vacinação contra a Covid 19 para as faixas etárias de 33 a 59 anos de idade

A Prefeitura de Paraipaba por meio da Secretaria de Saúde, nesta quarta-feira, (03/08), realiza repescagem para a vacina contra a Covid-19 das faixas etárias de 33 a 59 anos de idade.

Lembrando que é de suma importância comparecer aos pontos de vacinação nas datas prevista para a sua idade. As datas são divulgadas nas redes de comunicação da prefeitura.

A vacinação é a prevenção mais eficaz contra o coronavírus e cada dia faz diferença garantindo a proteção para todos.

#Saúde 28/07/2021 SEC. DE SAÚDE Paraipaba inicia aplicação da segunda dose da AstraZeneca para quem foi vacinado há 90 dias

A Prefeitura de Paraipaba por meio da Secretaria de Saúde iniciou hoje, (28/07), a aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca contra a Covid-19 no município.

A vacinação segue respeitando os protocolos de intervalos estabelecidos pelo fabricante (90 dias após a aplicação da primeira dose).

#Saúde 28/07/2021 SEC. DE SAÚDE Paraipaba inicia aplicação da segunda dose da AstraZeneca para quem foi vacinado há 90 dias
#Saúde 28/07/2021 SEC. DE SAÚDE Central de Abastecimento Farmacêutico - CAF recebe novos lotes de medicamentos

Priorizar a saúde é um dos principais compromissos da Prefeitura de Paraipaba, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde garante medicamentos importantes e gratuitos para melhor servir à população.

Na tarde desta quarta-feira (28/07) a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) alimentou o estoque de diversos medicamentos para suprir todas as UBS.

A CAF é o setor responsável pela programação, aquisição, armazenamento e distribuição dos medicamentos e insumos dos programas da Assistência Farmacêutica. Esta aquisição é feita através de uma Programação Pactuada Integrada (PPI) entre União, Estado e Município, onde cada esfera fica responsável por um repasse financeiro anual para compra dos medicamentos e insumos.

#Saúde 23/07/2021 SEC. DE SAÚDE Saúde avança no projeto "mutirão de ultrassom" nas Unidades Básicas de Saúde do municipio

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria Municipal de Saúde continua com o "mutirão do ultrassom", uma atividade que entra em exercício todas as sextas-feiras na Unidades Básicas de Saúde do nosso município. Nesta sexta-feira, (23), foi a fez da comunidade de Camboas, com o atendimento de mais 80 pessoas, ente homens e mulheres.

O objetivo desse projeto é acelerar o andamento dos processos de ultrassom no sistema de saúde de Paraipaba.

Um calendário está sendo formado para que os pacientes tenham acesso ao dia e local desse atendimento.

#Saúde 22/07/2021 SEC. DE SAÚDE Médico pediatra vestido de Homem Aranha realiza atendimento no hospital municipal

A Prefeitura de Paraipaba por meio da Secretaria de Saúde, realizou atendimento pediátrico no hospital municipal para as crianças do município.

Nesta quarta-feira (22/07), o médico pediatra Dr. Diego Rego, surpreendeu a todos com sua vestimenta. O doutor chegou ao Hospital vestido de Homem Aranha, para examinar e trazer alegria para as crianças. Ao todo foram 33 criancinhas examinadas.

O atendimento pediátrico é muito importante e há uma alta demanda no município de Paraipaba para o público infantil. Por isso, a cada a cada quinze dias, haverá atendimento especializado no hospital municipal por agendamento.

#Saúde 19/07/2021 SEC. DE SAÚDE Prefeitura de Paraipaba realiza mutirão para acelerar a fila com mais de 700 ultrassons pendentes no município

Na ultima sexta-feira (16/07) a Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou o "mutirão do ultrassom", uma atividade que entra em exercício todas as sextas-feiras na Unidades Básicas de Saúde do nosso município.

O objetivo desse projeto é acelerar o andamento dos processos de ultrassom no sistema de saúde de Paraipaba, visto que há uma demanda de pelo menos 700 pessoas aguardando por este exame desde 2019. A previsão é de que se atenda ao longo do dia 80 pacientes. Um calendário está sendo formado para que os pacientes tenha acesso ao dia e local desse atendimento.

A Prefeita Municipal Ariana Aquino e a Secretária de Saúde Griceli Barbara estiveram presentes nesse primeiro Mutirão e acolheram os pacientes no PSF - 6. Nessa oportunidade a Prefeita Ariana apresenta a sistemática do projeto e explora os avanços obtidos na saúde pública do nosso município.

#Saúde 14/07/2021 SEC. DE SAÚDE Covid-19: Paraipaba inicia campanha de vacinação em localidades do município

A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou na última Segunda-feira (12/07), uma campanha de vacinação contra a Covid-19 nas localidades do município. O objetivo é acelerar o processo de vacinação e auxiliar os cidadãos que não têm condições de se deslocar até a sede do município.

A ação se estenderá ao longo da semana em outras comunidades.

Fique atento às redes de comunicação da prefeitura de Paraipaba. Nossa prioridade é vacinar e, com isto, salvar vidas!

#Saúde 14/07/2021 SEC. DE SAÚDE Influenza: Paraipaba libera vacinação para público geral

Já está liberada a vacinação contra a Influenza (Gripe) para a população geral paraipabense. Para a vacinação, basta procurar a Unidade de Saúde (UBS) da sua localidade, no período de 8hs às 16hs.

Ressaltamos a importância da vacina, principalmente nessa época do ano em que as doenças respiratórias se tornam mais comuns.

Lembrando que se você tomou a vacina contra COVID-19 nos últimos dias, a indicação é que o intervalo entre as vacinas (Covid - Influenza e vice-versa) seja de pelo menos 15 dias.

#Saúde 29/06/2021 SEC. DE SAÚDE Médico Ortopedista realiza mais de 50 atendimentos em um dia

Você sabia que contamos com atendimento de médico Ortopedista?

O profissional Dr. Geraldo Neto realiza atendimento ortopédico a cada quinze dias, no Hospital Municipal de Paraipaba.

O paraipabense que deseja realizar atendimento com o especialista é necessário ir até a Unidade Básica de Saúde e o clínico-geral irá encaminhar até a Secretaria de Saúde que de pronto irá encaminhar para o Hospital.

Somente nesta segunda-feira (28/06) foram realizadas mais de 50 consultas com o médico Ortopedista.

#Saúde 28/06/2021 SEC. DE SAÚDE Mamografia: Paraipaba recebe "Caminhão Amigo do Peito"

A Prefeitura de Paraipaba, por intermédio da Secretaria de Saúde, trouxe o "Caminhão Amigo do Peito" para realização de exames de mamografia. O veículo está atendendo na praça da Igreja Matriz, no pátio de estacionamento.

As mulheres que estarão realizando o exame nestes dois dias solicitaram, anteriomente, o exame através da UBS e, portanto, foram encaminhadas através das Unidades Básicas de Saúde e estão sendo atendidas hoje (28/06) e amanhã (29/06), das 08h às 17h.

A mamografia é um exame de extrema importância para a detecção precoce do câncer de mama, por isso não deixe de fazer.

#Saúde 25/06/2021 SEC. DE SAÚDE PARAIPABA CONTA COM MÉDICA GINECOLOGISTA

A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Saúde, fez a contratação da médica Ginecologista, Dra. Camila Alexandre. A especialista atenderá duas vezes ao mês no Hospital Municipal. Os atendimentos acontecerão sempre de quinze em quinze dias.

Para consulta com especialista é necessário de guia do posto de saúde de sua localidade. Em seguida, é necessário levar guia na Secretaria de Saúde para marcação da consulta.

#Saúde 23/06/2021 SEC. DE SAÚDE PARAIPABA CONTA COM ATENDIMENTO OBSTÉTRICO

O município de Paraipaba conta com atendimentos na área de Obstetricia, através do Centro de Especialização de Paraipaba (NASF). Os atendimentos são realizados de quinze em quinze dias. Para acesso ao atendimento especializado, é necessário pegar guia de referência com médico do Posto de Saúde ou Hospital e realizar marcação na Secretaria de Saúde.

#Saúde 16/06/2021 SEC. DE SAÚDE Paraipabenses não esqueçam de fazer o cadastro no Saúde Digital

Paraipabenses que aguardam ampliação da vacinação, não se esqueçam de realizar o cadastro no site Saúde Digital. Estamos aguardando mais doses do Governo do Estado e temos boas perspectivas.

Para realizar o cadastro busque por "Saúde Digital Ceará" ou copie e cole o link: https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/

?Clique em "ainda não tenho cadastro" e siga o passo a passo

#Saúde 16/06/2021 SEC. DE SAÚDE Pessoas a partir de 18 a 59 anos com comorbidades já podem agendar vacinação contra a Covid-19 em Paraipaba.

A imunização ocorre nas Unidades de Saúde do município.

Para receber a vacinação, o paraipabense deverá procurar sua UBS para receber a vacina, evitando filas e aglomerações.

É obrigatório apresentar atestado médico/prescrição médica ou laudo médico (rede pública ou privada) comprovando a comorbidade, cartão do posto de saúde, cartão do SUS e CPF.

#Saúde 16/06/2021 SEC. DE SAÚDE Paraipaba inicia vacinação no terceiro turno

A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando um terceiro turno de vacinação dos trabalhadores da Educação. A ação iniciou nessa terça-feira (15/06) e segue até quinta-feira (17/06), no período de 18h até às 21h, na Escola do Flávio Granjeiro. As vacinas são direcionadas aos trabalhadores do ensino Fundamental ll e ensino Médio. É necessário realizar agendamento na plataforma estadual Saúde Digital e levar documento com foto e declaração da instituição.

#Saúde 15/06/2021 SEC. DE SAÚDE Representantes da Saúde participam do programa de rádio Redação Plus

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria Municipal de Saúde, participou do programa de rádio Redação Plus, na rádio Plus FM, para prestar esclarecimentos à população de Paraipaba sobre algumas temáticas levantadas pela ouvidoria e apuradas nas redes sociais. Entre os temas abordados estão: Campanhas de vacinação da Influenza; Campanha de vacinação da Covid-19; Requisitos necessários e importantes para a vacinação da Covid-19; Calendário de vacinação dos diferentes grupos. Na oportunidade, atendemos ligações dos ouvintes que tiraram suas dúvidas e parabenizaram o trabalho da Secretaria de Saúde de Paraipaba, bem como dos profissionais na linha de frente em combate ao Coronavírus. Participaram da entrevista a coordenadora responsável pelas Campanhas de Vacinação e a Enfermeira Suely Queiroz de Souza - Coordenadora da Epidemiologia. Além delas, teve a participação da secretária de Saúde, Griceli Bárbara que também falou sobre a chegada da nova vacina Pfizer.

A participação da equipe da secretaria de Saúde contou com o apoio direto da Assessoria de Comunicação da Prefeitura e da Ouvidoria Geral.

#Saúde 15/06/2021 SEC. DE SAÚDE Paraipaba realiza testagem contra a Covid-19

A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza testagem em massa contra a Covid-19 nos dias 23 e 30 de junho, na creche Neuba de Azevedo, no Centro de Paraipaba. A ação acontece no período de 8h30 às 12h e de 14h às 17h. A testagem é direcionada ao público geral, sendo necessário apresentar RG, CPF e Cartão do SUS.

#Saúde 14/06/2021 SEC. DE SAÚDE Paraipaba avança na vacinação contra a Influenza

Atingimos quase 50% da nossa meta de vacinação contra a Influenza (o vírus da gripe). Mas continuamos precisando do apoio de todos vocês para que nosso município atinja a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Vamos juntos?! Se você faz parte dos grupos prioritários, vá até a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para receber a vacinação!

#Saúde 11/06/2021 SEC. DE SAÚDE UBS recebe EPI's em combate à Covid-19

A Prefeitura de Paraipaba recebeu 224 Equipamentos de Proteção Individual - EPI's, direcionados para a Unidade Básica de Saúde 8 do Setor B. Entre os materiais recebidos estão luvas, capacetes, óculos, álcool em gel, avental em PVC. O uso será de acordo com as necessidades da UBS, podendo ser compartilho com outras unidades de saúde.

A entrega desses EPI's faz parte do projeto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) "Resposta à Covid-19 no Semiárido Brasileiro", um projeto de mobilização e conscientização da prevenção contra o coronavírus. A UNICEF já esteve no município apresentando o projeto e realizando o mapeamento para a seleção da UBS e de mais cinco unidades escolares. A equipe foi recebida pela secretária de Saúde, Griceli Barbara e toda equipe do posto de saúde, que ficaram felizes em receber o material.

#Saúde 09/06/2021 SEC. DE SAÚDE Secretária de Saúde se reúne com agentes de saúde

A secretária de Saúde de Paraipaba, Gliceri Bárbara, com apoio da Ouvidoria Geral, se reuniu com os agentes de saúde do município para ouvir as demandas dos profissionais e da população, que chegam por meio destes agentes.

Sempre em busca de melhorias e mais eficiência, "foram discutidas pautas importantes para Atenção Básica e valorização dos nossos profissionais" pontuou a secretária.

#Saúde 03/06/2021 SEC. DE SAÚDE População de Paraipaba passa a contar com atendimento de Neurologista

No intuito de trazer melhoria e mais qualidade à saúde da população, a Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Saúde, incluiu na pasta da Saúde Pública mais uma especialidade médica, o atendimento com Neurologista. A médica Dra. Alissa Formiga, especialista em Neurologia, realizará atendimento mensal.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes precisarão de um encaminhamento de um clínico-geral para marcar a consulta com o especialista. Em seguida, o paciente leva a guia de encaminhamento até a Secretaria de Saúde para marcação de consulta.

A prefeita Ariana Aquino afirmou que o "governo municipal está preocupado com a melhoria da qualidade de vida do nosso município. Estou feliz com mais essa conquista para o povo. A última vez que Paraipaba teve um médico especialista em Neurologia foi em 2005".

#Saúde 03/06/2021 SEC. DE SAÚDE Covid-19: Paraipaba dará início vacinação de professores no próximo dia 7 de junho

Os professores de escolas e creches públicas e privadas de Paraipaba começarão a receber a vacina contra a Covid-19 na segunda-feira (7/6). A imunização acontecerá nos postos de trabalho destes profissionais.

Na segunda, a partir de 13h, os profissionais da creche Neuba de Azevedo receberão a vacinação. Uma equipe da Secretaria de Saúde irá até o local para realizar a imunização destes profissionais.

Para receber o imunizante é necessário estar cadastrado no site Saúde Digital e portar a declaração previamente assinada pelo diretor da escola e/ou secretário de Educação, além de RG, CPF ou Cartão do SUS.

O profissional que recebeu a vacinação contra a Influenza recentemente é primordial aguardar o prazo de 15 dias para tomar a primeira dose contra a Covid-19.

#Saúde 28/05/2021 SEC. DE SAÚDE Paraipaba realiza mutirão de saúde

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (29/05), na Escola Estadual de Educação Profissional Flavio Gomes Grangeiro, um mutirão de saúde para realizar avaliação médica de pessoas que aguardam, desde 2016, uma cirurgia ou avaliação cirúrgica. Para agilizar as cirurgias, a prefeita Ariana Aquino mobilizou uma equipe médica para realizar avaliação dos pacientes, que já sairão com data da cirurgia marcada.

Ao todo serão beneficiadas 200 pessoas - período manhã e tarde. A Prefeitura irá reforçar os protocolos da Covid-19, respeitando distanciamento social e uso de máscara. O critério para escolha dos beneficiados foi urgência do procedimento e data de solicitação.

A comunicação com os beneficiados aconteceu através de contato telefônico. Os que não foram convocados terão nova chance, já que a intenção é que essa ação seja rotineira.

#Saúde 24/05/2021 SEC. DE SAÚDE Saúde realiza ação de conscientização na Feira da Paraipaba

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Saúde, realizou nesse domingo (23/05) uma ação de conscientização na tradicional Feira da Paraipaba, local que concentra grande fluxo de transeuntes. O objetivo da ação está na conscientização da população a respeito do uso da máscara e uso de álcool em gel. Enquanto a vacina ainda não está ao alcance de todos, essas são medidas mais eficientes em combate a Covid-19.

#Saúde 21/05/2021 SEC. DE SAÚDE Paraipaba celebra Semana da Enfermagem com homenagem aos profissionais

Na última quinta-feira (20/05), data em que se comemorou o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, a diretoria do Hospital Municipal reuniu técnicos, auxiliares e enfermeiros para celebrar e agradecer pelo trabalho desenvolvido pelos profissionais neste momento de pandemia.

O evento contou com a presença da prefeita Ariana Aquino, a diretora do Hospital Municipal, Loíde Landim e demais autoridades. A prefeita aproveitou a ocasião para externar sua gratidão aos trabalhadores de saúde que "vem se empenhando e dando melhor de si neste momento, onde arriscam suas vidas diariamente em prol de salvar vidas", destacou.

Na ocasião houve também a participação da Banda Municipal Otacílio Barbosa dos Santos. Além da entrega de lembranças aos profissionais, como forma de reconhecimento ao trabalho desempenhado.

#Saúde 20/05/2021 SEC. DE SAÚDE Cem por cento das Unidades Básicas de Saúde contam com médicos

A Prefeitura de Paraipaba informa que cem por cento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) contam com médicos. O município possui hoje 10 postos de saúde e todos eles contam com, pelo menos, um médico em cada unidade. Até o momento, já foram contratados 11 profissionais, sendo dez médicos inseridos no Programa Saúde da Família e um no Centro Especialização Covid-19.

A prefeita Ariana Aquino lembra que fez compromisso público no tocante de mudar a realidade de Paraipaba e, certamente, uma dessas mudanças "seria na área da saúde, pois sabemos a importância de médicos em nosso município, principalmente em momento de pandemia".

#Saúde 18/05/2021 SEC. DE SAÚDE Paraipaba conta com médico ortopedista

A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Saúde, fez a contratação do médico Ortopedista, Dr. Geraldo Neto. O especialista atendeu nesta segunda-feira, 17, mais de 54 paciente no Hospital Municipal. Os atendimentos acontecerão sempre de quinze em quinze dias.

#Saúde 18/05/2021 SEC. DE SAÚDE Covid-19: Paraipaba terá testagem em massa

A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Saúde, promove testagem em massa na comunidade de Camboas.

A ação acontece amanhã (19), no período de 8h às 12h e de 14h às 17h. Já na quinta-feira (20), a ação será apenas no período da manhã, de 8h às 12h.

Os paraipabenses interessados em realizar o teste deverão se dirigir até a Escola de Camboas, portando CPF, RG e Cartão do SUS.

A Prefeitura de Paraipaba continua promovendo iniciativas na tentativa de combater a pandemia provocada pelo Coronavírus.

#Saúde 11/05/2021 SEC. DE SAÚDE Prefeitura realiza desinfecção de ambientes em combate ao Coronavírus

A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando uma vez por semana a ação desinfecção de ambientes de uso coletivo, como Correios, Bancos e Lotéricas, na tentativa de coibir a contaminação da Covid-19.

De acordo com a secretária de saúde, Griceli Bárbara, a decisão de iniciar a medida na cidade deve-se ao fato de a região também ser o local com concentração mais elevada de moradores com idade a partir de 60 anos.

A ação reforça o comprometimento da gestão municipal com a saúde da população.

#Saúde 10/05/2021 SEC. DE SAÚDE Prefeitura contrata médico pediatra

A longa espera finalmente chegou ao fim. Agora, a população paraipabense tem motivos de sobra para comemorar. Isto porque, a Prefeitura de Paraipaba atendeu um antigo desejo dos munícipes e contratou um médico pediatra, que irá atender de 15 em 15 dias.

#Saúde 07/03/2021 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza ação sobre a importância e conscientização do uso de máscara e álcool em gel

A Secretaria Municipal de Saúde, reuniu na manhã deste domingo (07), no centro da cidade, profissionais da área para distribuição de máscaras e aplicação de álcool em gel. Todos os profissionais da saúde portavam seus EPIs (Equipamento de Proteção Individuais) e conscientizavam comerciantes e população sobre a importância do uso de máscaras e álcool em gel.

#Saúde 16/02/2021 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde inicia o cronograma de aplicação da 2ª dose da vacina contra a covid-19

Os profissionais de saúde do Hospital Municipal que estão na linha de frente no combate à covid-19, receberam nesta terça-feira (16), a segunda dose da vacina CoronaVac.

Ao todo, serão 160 imunizados nos próximos dias com a segunda dose.

#Saúde 28/01/2021 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde articula planos de melhorias do acesso e qualidade do serviço de Saúde para 2021

A secretária Municipal de Saúde, Griceli Bárbara, reuniu-se hoje, com todos os seus coordenadores, para articular ações e planos de melhorias do acesso e da qualidade dos serviços de saúde do ano de 2021.

Ainda na reunião, foi explanado pela coordenadora de imunização, Suely Queiroz, o plano de vacinação contra a Covid-19 e o andamento da 1ª fase da vacina.

#Saúde 21/01/2021 SEC. DE SAÚDE Profissionais do Hospital Municipal passam por treinamento sobre Ventilação Mecânica

Na última terça-feira (19), foi realizado um treinamento através da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP), no Hospital Municipal de Paraipaba.

A temática tratada foi Ventilação Mecânica, e os participantes do treinamento foram os profissionais da saúde, tais como: médicos, enfermeiros e plantonistas. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos teórico-práticos, oferecendo uma melhor qualidade na assistência aos nossos munícipes.

#Saúde 21/01/2021 SEC. DE SAÚDE Primeiro médico paraipabense é vacinado contra a covid-19

A Secretaria de Saúde segue com o plano de imunização dos profissionais de saúde do Hospital Municipal de Paraipaba. Nesta quinta-feira (21), Ismael Serpa foi primeiro médico paraipabense a receber a dose da vacina contra a covid-19.

Neste primeiro momento, serão imunizados os profissionais que atuam na linha de frente contra o coronavírus. A prefeita Ariana Aquino esteve no local acompanhando a vacinação dos profissionais.

#Saúde 20/01/2021 SEC. DE SAÚDE Vacinação contra a covid-19 é iniciada em Paraipaba com profissionais da linha de frente do Hospital Municipal

Foi iniciada hoje (20), a vacinação contra a covid-19 dos profissionais da linha de frente do Hospital de Paraipaba.

Foram entregues 105 doses, que representam 34% das que serão enviadas para vacinação dos profissionais de saúde do município, e 8% do total que será enviado para vacinação de toda a população paraipabense. Um importante passo na luta contra a covid-19!

#Saúde 19/01/2021 SEC. DE SAÚDE Paraipaba é contemplada com uma Câmara refrigerada para armazenamento das vacinas contra a covid-19

Paraipaba está preparada para dar início à vacinação contra COVID -19!

Paraipaba foi contemplada na última semana de dezembro, com uma Câmara Refrigerada para armazenamento das vacinas contra a Covid-19, doação do Governo do Estado do Ceará.

A gestão municipal vem acompanhando os trabalhos ligados à saúde, construindo junto a pasta e profissionais que fazem parte da mesma, meios mais eficazes de fortalecimento das ações de combate à Covid-19, trabalhando para que assim que chegarem as vacinas possamos iniciar a campanha, seguindo o cronograma de fases construído pelas autoridades sanitárias.

#Saúde 15/01/2021 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza atividades em prol do Janeiro Branco

O NASF vem trabalhando a Campanha Janeiro Branco, que tem como tema: Como você cuida da sua saúde mental?

A equipe está trabalhando com grupos, desenvolvendo atividades físicas, com o objetivo de melhorar a estima e qualidade de vida de nossos paraipabenses, afinal, praticar atividade física também é cuidar da sua saúde mental.

Faça parte também deste grupo! Como você cuida da sua saúde mental?

#Saúde 18/11/2020 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde divulga lista de servidores convocados para retorno ao trabalho após perícia

A Secretaria de Saúde dilvulgou nesa quarta-feira (18), a lista de servidores convocados para retornar as atividades após realização da perícia. A pasta também disponibilizou uma lista dos servidores que estão com a perícia agendada para o dia 24 de novembro de 2020, no NASF, a partir das 9h. Confira as listas.

Servidores com perícia agendada para o dia 24/11/2020, a partir das 9h, no Nasf:

Mardonio Nogueira do Carmo

José da Paz Sampaio de Almeida

Maria do Socorro Costa de Oliveira

Lara de Carvalho Chaves

Maria Luciene Soares Oliveira

Maria da Conceição Gonçalves Braga

Karla de Sousa Facundo

Vaneze Alves Cassemiro

José Joatan Barbosa Viana

Herminia de Fátima Filgueiras Feitosa

Maria Gorette Barbosa Lima

Servidores convocados para retorno da atividades, a partir de 23 de novembro:

Maria Irani Azevedo de Sousa

Maria da Luz Carvalho Cavalcante

Maria da Conceição Facundo dos Santos

Ana Maria Carlos Lima

Antonia Alves da Silva

Suely Queiroz de Souza

Antonio Manoel de Sousa

#Saúde 04/08/2020 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza ação com testes rápidos para a covid-19 na sede

A Secretaria de Saúde iniciou nesta terça-feira (04), o mutirão de testes rápidos para a covid-19, na escola Altina Laranjeira. Durante todo o dia profissionais da saúde realizaram atendimento, onde os pacientes passam por uma triagem para fazer o teste.

A ação também conta com atendimento médico, com dois profissionais atendendo em demanda livre.

O mutirão segue até a próxima sexta-feira, dia 7.

#Saúde 16/07/2020 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza mutirão com testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais

Em alusão ao Julho Amarelo, a Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (16), um mutirão de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais. A ação foi realizada durante todo o dia, na Creche Neuba de Azevedo Baptista.

O Julho Amarelo é uma campanha de combate contra as hepatites virais, que são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.

Vergonha é não se cuidar!

#Saúde 14/07/2020 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza mutirão de combate ao coronavírus na comunidade de Zabelê

Seguindo com as ações de combate ao coronavírus em nosso município, a Secretaria de Saúde esteve nesta terça-feira (14), na comunidade de Zabelê, com equipes médicas.

Ao decorrer do dia além do atendimento médico, foram realizados também testes rápidos com os morados que estavam com sintomas, ou tiveram contato com algum suspeito ou confirmado de covid-19.

Ao todo foram realizados 23 testes rápidos. A pasta continuará realizando mutirões em outras comunidades nos próximos dias.

#Saúde 08/07/2020 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde realização ação em combate ao coronavírus na localidade de Segunda Etapa com testes rápidos

Sempre prezando pelo bem estar da população, principalmente nesta pandemia, a Secretaria de Saúde segue realizando ações em todo o município, em combate ao coronavírus.

Nesta quarta-feira (08), duas equipes médicas estiveram na localidade de Segunda Etapa para realizar atendimento com os moradores. Os pacientes passavam por triagem, consulta médica e em seguida realizavam o teste rápido, caso necessário. Ao todo, foram feitos 75 testes rápidos na comunidade.

Contamos com a colaboração de todos nesta luta contra a covid-19!

#Saúde 07/07/2020 SEC. DE SAÚDE Profissionais de Saúde realizam orientações de combate a covid-19 na comunidade de Segunda Etapa

Seguindo com as ações de enfrentamento ao coronavírus no município, a Secretaria de Saúde, representada por uma equipe de agentes de Endemias, esteve nesta terça-feira (07), na localidade de Segunda Etapa, realizando orientações de prevenção a covid-19.

Os profissionais foram de casa em casa orientando os moradores quanto ao uso da máscara, cuidados com a higiene, cuidados ao sair de casa, dentre outras precauções.

Nesta quarta-feira (08), a Secretaria de Saúde estará na localidade realizando atendimento médico com os moradores. Os mesmo passarão por triagem, e realizarão o teste rápido, caso necessário, ou terão o teste agendado.

#Saúde 30/06/2020 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza ação em combate ao coronavírus em Barreiras e Alto do Cipó

Seguindo com as ações de combate ao coronavírus, a Secretaria de Saúde esteve nesta terça-feira (30), na escola da comunidade de Barreiras, realizando atendimento médico tanto com os moradores locais, como também com os residentes de Alto do Cipó.

Os pacientes que buscaram atendimento, contaram com duas equipes médicas, que realizavam a triagem, e encaminhavam para realizar o teste rápido ou agendamento. Ao todo, foram realizados 67 testes rápidos nas localidades.

A ação faz parte do plano de combate ao coronavírus adotado em nosso município. A colaboração de todos neste momento é fundamental para que possamos progredir na redução de casos confirmados na cidade, e também no avanço de fases da retomada do plano econômico.

#Saúde 23/06/2020 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde segue com ações de combate a covid-19

Seguindo com as ações em combate a covid-19 em nosso município, a Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (23) uma mobilização na comunidade do Cacimbão dos Tabosas.

A ação contou com duas equipes médicas atendendo, realizando triagem com os pacientes, em seguida realizando o teste rápido caso necessário. Ao todo, foram realizados 51 testes rápidos e os demais foram agendados.

A Secretaria de Saúde já esteve nas comunidades de: Lagoinha e Rosário - realizando também atendimento também com os moradores do Setor C2. A atividade será realizada em outras comunidades, como uma das medidas de enfrentamento ao coronavírus.

#Saúde 16/06/2020 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza ação em combate ao coronavírus em Lagoinha com equipe médica e testes rápidos

Diversas ações estão sendo realizadas pela gestão municipal em combate a covid-19. A Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (16), uma mobilização em Lagoinha, na escola da comunidade.

Na ocasião, havia duas equipes médicas realizando atendimento com pacientes que estavam com suspeita do vírus, e/ou que tiveram contato com pessoas suspeitas ou confirmadas de coronavírus. A triagem era realizada, e em seguida, o paciente consultado fazia o teste rápido. Ao todo foram realizados 140 testes rápidos.

Esta ação também acontecerá nos próximos dias em outras localidades!

#Saúde 16/06/2020 SEC. DE SAÚDE Profissionais de Saúde realizam mobilização em combate ao coronavírus

Uma equipe de agentes de Endemias realizou nesta segunda (16), uma mobilização em combate ao coronavírus na comunidade de Lagoinha. Os profissionais passaram de casa em casa dando orientações, tais como: cuidados que deve ter em casa, hábitos com a higiene, uso de máscara, dentre outras precauções para combater o vírus.

Esta e diversas outras ações estão sendo executadas diariamente para alertar a população sobre o coronavírus. Precisamos da colaboração de todos para que nossas medidas obtenham resultados positivos na cidade!

#Saúde 15/06/2020 SEC. DE SAÚDE Prefeitura de Paraipaba prorroga isolamento social até dia 21 de junho

Neste domingo (14), um novo decreto foi feito prorrogando o isolamento social no município de Paraipaba. A medidas estabelecidas no Decreto 032/2020 continuam em vigor. Os estabelecimentos que estavam autorizados a funcionar prosseguem, respeitando o Protocolo de funcionamento estabelecido no Decreto Estadual e Municipal.

As demais atividades que tenham aglomeração de pessoas, tais como: feiras, jogos esportivos, reuniões e eventos do gênero, continuam suspensas. A circulação de pessoas em ambientes públicos e privados, como: praias, praças e calçadões, permanece proibido, sendo admitido somente a circulação em casos de deslocamentos para atividades liberadas.

#Saúde 09/06/2020 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde intensificará ações de combate ao coronavírus em feriado prolongado

Em decorrência do feriado prolongado que se aproxima, a Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Saúde, fizeram um plano de ações a serem realizadas nos próximos dias, com o objetivo de combater o coronavírus no município.

Dentre as ações, estão: ntensificação das ações de fiscalização do Decreto Municipal nº 035/2020 (BPTUR / POG), permanência da Guarda Municipal na barreira sanitária da entrada da cidade, carro de som com orientações a população nas principais ruas, com atenção especial as comunidades de Pedrinhas, Penha , Vila por do sol e Lagoinha.

Além dessas ações também haverá bloqueio sanitário nas comunidades de Lagoinha, Penha, Pedrinhas e Vila Pôr do Sol, no dia 16, terça-feira, com atendimento médico e realização de teste rápido, se necessário, em pessoas com sintomas gripais e/ou que mantiveram contato com suspeitos ou confirmados de covid-19.

#Saúde 08/06/2020 SEC. DE SAÚDE População terá acesso a álcool em gel gratuitamente com instalação de totens

A gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 08, a instalação de 40 totens em diversos locais da cidade. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de enfrentamento à pandemia no município. "Nós sabemos que a higienização das mãos é uma das principais estratégias de combate ao vírus. Agora a população terá acesso ao álcool em gel gratuitamente. Os locais foram escolhidos por conta da movimentação que apresentam", explicou o prefeito Dimitri Batista.

Confira a lista dos locais onde serão instalados os totens:

Postos de Saúde

CAPS Geral e AD

Hospital Municipal

Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Setor de Endemias

CRAS

CREAS

Conselho Tutelar

Paço Municipal

Secretarias de Agropecuária, Educação, Turismo, Infraestrutura e Assistência Social

Câmara Municipal

Fórum

Lotérica

Sede da Polícia Militar

Sede da Polícia Civil

#Saúde 02/06/2020 SEC. DE SAÚDE Profissionais da Saúde realizam orientação sobre combate ao coronavírus

Nesta terça-feira (02), uma equipe de agentes de endemias está na comunidade do Cacimbão dos Tabosas, realizando orientações, de casa em casa, sobre cuidados contra a covid-19, como: hábitos com a higiene, cuidados que deve ter em casa, dentre outras precauções para combater o coronavírus.

Diversas medidas já foram tomadas para o bem de todos, é preciso que a população também faça sua parte. Este vírus não é uma luta somente do poder público, todos devem colaborar.

#Saúde 06/05/2020 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde distribuirá 10 mil máscaras no município

A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Saúde, iniciará a entrega de 10 mil máscaras no município.

As pessoas que estão enquadradas nos grupos de risco, tais como: hipertensos, diabéticos, gestantes e pessoas com mais de 60 anos, receberão o item. A entrega será realizada pelos agentes de saúde, e acontecerá de forma imediata, porém gradualmente.

A distribuição iniciará na sede, pois há maior número de casos confirmados de covid-19. "Hoje já entregamos para alguns agentes de saúde que farão esta distribuição. Temos tomado medidas severas de enfrentamento ao novo coronavírus para proteger a população", declarou o prefeito Dimitri Batista.

#Saúde 30/04/2020 SEC. DE SAÚDE Posto de saúde do Setor B recerá atendimento não emergenciais no feriadão

Neste fim de semana, sexta a domingo, o posto de saúde do Setor B realizará atendimentos não emergenciais no município. O Hospital Municipal atenderá somente demandas de urgência e emergência. Caso precise de atendimento que não seja emergencial, procure primeiramente a Unidade Básica de Saúde do Setor B, a mesma contará com um médico disponível

#Saúde 29/04/2020 SEC. DE SAÚDE Hospital Municipal passa por desinfecção

A Secretaria de Saúde iniciou hoje, 29, o trabalho de desinfecção do Hospital Municipal, para garantir mais segurança aos profissionais e à população. A ação, que acontecerá também no posto de saúde do bairro Monte Alverne e no espaço da Lotérica, será realizada todos os dias pela manhã na unidade de saúde.

#Saúde 28/04/2020 SEC. DE SAÚDE Paraipaba alcança 87% de cobertura vacinal na campanha antirrábica 2020

A Prefeitura de Paraipaba realizou a campanha antirrábica 2020 e alcançou 87% de cobertura vacinal. A campanha foi realizada em dois dias "D": 28/03 e 04/04, além da busca ativa, na qual agentes de endemias vacinaram animais em domicílio.

Foram recebidas 8.200 doses, e ao todo, 7.152 animais foram vacinados no município.

#Saúde 27/04/2020 SEC. DE SAÚDE Profissionais de saúde realizam orientação sobre combate ao coronavírus na sede

Profissionais da Secretaria de Saúde passaram o último final de semana, 25 e 26, no bairro Monte Alverne, na sede, orientando os moradores sobre a prevenção ao novo coronavírus.

Os agentes reforçaram nas visitas a importância do isolamento social, que as pessoas permaneçam em casa, e só saiam em caso de extrema necessidade. A ação será realizada em outros bairros nos próximos dias.

#Saúde 25/04/2020 SEC. DE SAÚDE Prefeito acompanha obra de reforma e ampliação do Hospital Municipal

O prefeito Dimitri Batista visitou recentemente, a obra de reforma e ampliação do Hospital Municipal. Quando os trabalhos estiverem concluídos, o local sairá dos atuais 12 para mais de 30 leitos e contará com setor de pediatria, clínica geral e obstetrícia, que adotará o modelo PPP (pré, parto e pós-parto), dando maior segurança às gestantes. A unidade de saúde também terá leitos exclusivos para observação e isolamento, além de salas de diagnóstico, como raio-x.

#Saúde 22/04/2020 SEC. DE SAÚDE Município confirma primeiro caso de covid-19

A Secretaria de Saúde confirma o primeiro caso de covid-19 no município. Trata-se de uma paciente de 60 anos, moradora da sede. A mulher foi submetida ao teste rápido pela manhã no Hospital Municipal, e está em isolamento domiciliar, sendo monitorada pela equipe da pasta.

#Saúde 08/04/2020 SEC. DE SAÚDE Barreiras sanitárias começam a funcionar
#Saúde 07/04/2020 SEC. DE SAÚDE Prefeito determina fechamento das entradas de acesso à cidade em novo decreto

O prefeito Dimitri Batista, em novo decreto, determinou o fechamento de todas as entradas que dão acesso à cidade e multa de 5 mil reais para comércios que insistirem em desrespeitar as medidas estabelecidas. Confira todos os pontos do novo decreto:

1.Suspensão até zero hora de 30/04, dos estabelecimentos de ensino das redes municipal, estadual e privada

2.Ponto facultativo até zero hora de 20/04, nos órgãos da administração direta e indireta do município, exceto alguns setores.

Farmácias

Supermercados

Mercadinhos de médio e pequeno porte que vendam produtos alimentícios, de higiene e de limpeza;

Restaurantes, lanchonetes, pizzaria, barracas de praias e similares, somente para os serviços de entrega à domicílio

Entrega à domicílio de água natural e gás

Indústrias e as empresas que funcionam ou fornecem bens para a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e o Porto do Pecém

Médicos e odontológicos somente para serviços de urgência

Laboratórios de análises clínicas e farmacêuticas

Clínicas Médicas, de Fisioterapia, psicológicas, de vacinação e veterinárias

Lojas de produtos veterinários

Postos de combustíveis e lojas de conveniência

Serviços funerários

Rádios, Serviços de Telecomunicação e Internet

Padarias e lavanderias

Bancos, agências lotéricas e correios

Cartórios, observadas as disposições do Tribunal de Justiça, vedado o atendimento presencial

Serviços de prevenção, manutenção e distribuição de água e energia

Lojas de autopeças

Oficinas mecânicas

3.Supermercados e os mercadinhos são obrigados a fazer marcações de distanciamento social entre os clientes de no mínimo 2 metros, colocar nos caixas proteção para resguardar os funcionários, evitar aglomeração de pessoas, não permitir a entrada de mais 20 clientes, organizar filas de acesso, sob pena de suspensão de alvará de funcionamento e aplicação de multa de 5 mil reais, em caso de descumprimento, após prévia notificação de orientação. Os locais que não estão contemplados no decreto e insistirem em funcionar, ainda que de forma clandestina ou com portas parcialmente cerradas, além da multa, poderão ter seus alvarás de funcionamento cassados.

4.Bancos, agências lotéricas, farmácias, clínicas e demais estabelecimentos indicados, devem seguir as mesmas exigências, quanto ao distanciamento social dos clientes, vedação de aglomeração de pessoas, bem como as sanções administrativa e pecuniária

5.Estabelecimentos comerciais e de serviços indicados no decreto, devem disponibilizar álcool gel (concentração 70%) para funcionários e clientes

6.Duração máxima de 1h de velório e sepultamento, sendo restrita a participação no máximo de 20 pessoas

8.Decreta o isolamento social da população, salvo nos casos dos trabalhadores de estabelecimentos comerciais e de serviços liberados, desde que comprovado, bem como nos casos de pacientes dos serviços médicos e outros, cujo funcionamento se acha previsto e ainda para aquisição de produtos e serviços junto aos estabelecimentos liberados.

9.Aqueles que insistirem em se manter aglomerados, considerados assim as reuniões ou encontros de mais de 20 pessoas, sem a observação do distanciamento social mínimo, serão inicialmente orientados a retornarem ao isolamento e em caso de insistência, incorrerão em descumprimento de ordem de autoridade pública e de colocar em risco a saúde da população, submetendo-se à adoção das medidas legais aplicáveis ao caso.

10.Ficam fechadas todas as entradas que acessam a sede do município, salvo para os residentes no território municipal ou que trabalhem nos estabelecimentos liberados, desde que demonstrado por comprovante de endereço, CTPS assinada ou declaração do administrador do estabelecimento

11.Fica também fechado integralmente o acesso às praias e aos pontos turísticos da Praia de Lagoinha

#Saúde 03/04/2020 SEC. DE SAÚDE Ministério Público do Ceará fiscaliza isolamento social

O Ministério Público do Ceará está fiscalizando pessoas e empresas que estão desrespeitando o que está estabelecido no decreto estadual. "As pessoas que desrespeitam as medidas de isolamento social, e as pessoas que estão contaminando intencionalmente as outras, podem ser processadas por quatro tipos de crimes com penas que podem chegar até 9 anos de reclusão", declarou o chefe do MPCE, Manuel Pinheiro.

As denúncias podem ser feitas pelo e-mail: covid19.denuncia@mpce.mp.br <mailto:covid19.denuncia@mpce.mp.br> ou à Polícia Militar pelo número 190.

O isolamento social é melhor estratégia para evitar a disseminação do vírus. O poder público tem trabalhado para fazer a sua parte, mas a população também precisa fazer a sua.

#Saúde 30/03/2020 SEC. DE SAÚDE Sesa divulga nota de esclarecimento sobre os exames feitos no Lacen

Diante da crescente demanda por exames em decorrência da pandemia de coronavírus (Covid-19), a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), vem a público prestar esclarecimentos.

O exame para diagnosticar o coronavírus é um teste de biologia molecular que identifica a carga genética do vírus. A cada rodada (ciclo), com cerca de 30 testes ao mesmo tempo, são utilizados um exemplar positivo e outro negativo para controle.

Amostras de secreções das vias respiratórias (nariz e garganta) dos casos suspeitos são utilizadas para análise. Os materiais são coletados em pessoas com suspeita da doença por meio de uma sonda ou pelo swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas. Assim que chegam ao laboratório, as amostras passam por diferentes estágios de preparação e extração da carga viral das moléculas até chegar à etapa final do processo.

Desde o primeiro caso de Covid-19, o Lacen trabalha para emitir em tempo hábil os laudos dos casos suspeitos da patologia. Inicialmente, a demanda era de até 100 exames por dia. A partir do dia 9 de março, o número de casos suspeitos aumentou consideravelmente, chegando a 500 no dia 18 de março.

O empréstimo de dois equipamentos de PCR pelo NPDM e pelo Labomar, da Universidade Federal do Ceará (UFC), permitiu que o número de exames aumentasse para 320 por dia. Vale ressaltar que essa capacidade leva em conta parte dos testes inconclusivos, que chegam a 10% e precisam ser repetidos.

Quanto aos kits de teste laboratorial, os exames realizados até o momento são do tipo RT- PCR, feitos pela coleta de swab. Há perspectiva de ampliação da capacidade com a aquisição de testes rápidos (sorologia) nos próximos 15 dias.

Os kits para a coleta de swab precisam ter o meio preparado diariamente, não podendo ser armazenados. A preparação leva cerca de três horas. Atualmente, apenas o Lacen realiza esse trabalho no Estado. Os demais laboratórios enviam as amostras para empresas terceirizadas em São Paulo.

Antes do Covid-19, o Lacen distribuía uma média de 10 kits de swab por dia. Atualmente, são produzidos 1.300 kits do tipo diariamente. Por enquanto, somente a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) envia os materiais reagentes necessários para a realização dos testes. Com o intuito de ampliar a capacidade, foram adquiridos 20 mil testes, com chegadas em remessas estimadas para os dias 4, 16 e 20 de abril.

A Sesa também contará com o apoio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e da Universidade Federal do Cariri (UFCA) na realização de testes de PCR. O Hemocentro do Ceará já dispõe de ambiente adequado, profissionais habilitados, cabine NBII, cedida pela Fiocruz, equipamento automatizado para extração de RNA (Prepito - Perkin Elmer) e equipamento de PCR em tempo real (7300 da Applied Biosystems).

Além disso, a Fiocruz se comprometeu a ceder mais um equipamento de PCR em tempo real para dar maior celeridade à liberação dos resultados, o que deverá acontecer até o final da próxima semana. A Faculdade de Medicina da UFCA irá disponibilizar um laboratório de diagnósticos nível 3 de segurança a profissionais da rede pública que atuam na região do Cariri.

O espaço conta com os equipamentos RT-PCR e termociclador, ambos essenciais no diagnóstico da doença. A UFCA ressalta que, em contrapartida, serão necessários profissionais especializados, kits e insumos para a detecção do vírus.

É preciso salientar que, no momento, há dificuldade para a importação de kits de reagentes voltados à detecção de SARS-COV-2, visto que a previsão de chegada dos insumos varia de 30 a 60 dias. Os kits são fundamentais para atender à demanda considerável.

O Governo do Ceará está pleiteando junto ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) o recebimento dos kits de reagentes para detecção de SARS-COV-2 e dos kits de extração manual de RNA (BIOGENE). A aquisição dos insumos dará celeridade ao diagnóstico de coronavírus no Estado, ampliando a capacidade de execução e, consequentemente, diminuindo o tempo de espera pelos resultados.

Além disso, a Sesa está adquirindo mais 500 mil testes rápidos, com chegada prevista para os próximos 15 dias, a depender dos trâmites de importação. Os testes estarão disponíveis em todas as unidades hospitalares estaduais, localizadas na capital e no interior, conforme critérios determinados pela Secretaria.

Dessa forma, estima-se que entre 30 e 60 dias a capacidade para a realização de exames laboratoriais será triplicada, atendendo com maior celeridade todos os municípios cearenses. Como a demanda atual é considerável, a Secretaria priorizará a realização de exames em pacientes internados em UTIs e enfermaria, em profissionais de saúde e em pessoas que vieram a óbito com suspeita da doença.

Fonte: SESA

#Saúde 27/03/2020 SEC. DE SAÚDE Covid-19: prefeito decreta estado de calamidade pública e anuncia novas medidas

O prefeito Dimitri Batista decretou estado de calamidade pública no município, e anunciou nesta sexta-feira, dia 27, novas medidas de enfrentamento ao coronavírus: entregas de 4 mil cestas básicas, isenção da taxa de iluminação pública e gratificação aos servidores da saúde.

Segundo os Projetos de Lei 007 e 008 de 2020, já enviados para a Câmara Municipal e que serão votados na próxima segunda-feira(30), a gestão irá conceder gratificação pelo aumento de produtividade aos profissionais da Secretaria de Saúde, sejam efetivos, comissionados ou contratados, que estejam trabalhando, efetivamente, nas ações de combate à redução do contágio da Covid-19. O valor a ser pago será de 10% sobre o vencimento básico do servidor.

Além disso, será suspensa a cobrança da taxa de iluminação pública, por 60 dias. Outra ação anunciada é a distribuição, de no mínimo, 4 mil cestas básicas às famílias carentes, inscritas no Cadastro Único.

#Saúde 27/03/2020 SEC. DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO Prefeito anuncia novas medidas de enfrentamento ao coronavírus

O prefeito Dimitri Batista decretou estado de calamidade pública no município, e anunciou nesta sexta-feira, dia 27, novas medidas de enfrentamento ao coronavírus: entregas de 4 mil cestas básicas, isenção da taxa de iluminação pública e gratificação aos servidores da saúde.

Segundo os Projetos de Lei 007 e 008 de 2020, já enviados para a Câmara Municipal e que serão votados na próxima segunda-feira(30), a gestão irá conceder gratificação pelo aumento de produtividade aos profissionais da Secretaria de Saúde, sejam efetivos, comissionados ou contratados, que estejam trabalhando, efetivamente, nas ações de combate à redução do contágio da Covid-19. O valor a ser pago será de 10% sobre o vencimento básico do servidor.

Além disso, será suspensa a cobrança da taxa de iluminação pública, por 60 dias. Outra ação anunciada é a distribuição, de no mínimo, 4 mil cestas básicas às famílias carentes, inscritas no Cadastro Único.

#Saúde 25/03/2020 SEC. DE SAÚDE Prefeitura lança assistente virtual de saúde

De forma pioneira e inovadora, a Prefeitura de Paraipaba adota mais uma ação no enfrentamento ao coronavírus: um assistente de saúde virtual. Em caso de sintomas, as pessoas poderão acessar nosso site, preencher um formulário, e então será feita uma triagem, com classificações de quatro níveis por cores:

Nível 1 (verde): Permaneça em sua residência e mantenha sua medicação habitual;

Nível 2 (azul): Permaneça em sua residência e fique em alerta;

Nível 3 (amarelo): Procure o PSF mais próximo da sua residência

Nível 4 (vermelho): Dirija-se ao pronto socorro municipal para atendimento imediatamente.

O objetivo é que as pessoas não precisem se deslocar ao posto de saúde ou ao hospital, sem necessidade e busquem as unidades apenas em casos de emergência. Para acessar, é só clicar aqui: https://www.asv.paraipaba.ce.gov.br/

#Saúde 22/03/2020 SEC. DE SAÚDE Vacinação contra influenza começa nesta segunda (23)

A campanha de vacinação contra a influenza tem início nesta segunda-feira, dia 23, nas escolas municipais de cada localidade, conforme o cronograma abaixo:

23/03 a 22/05

- Idosos com 60 anos ou mais;

- Trabalhadores da saúde;

16/04 a 22/05

- Professores das escolas públicas e privadas;

- Profissionais das forças de segurança e salvamento;

- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

09/05 a 22/05

- Crianças (6 meses até 6 anos);

- Gestantes e puérperas;

- Adultos de 55 anos a 59 anos de idade;

Nas nossas redes sociais é possível conferir a programação detalhada por localidade.

É importante lembrar que:

• esse primeiro período será para os idosos e trabalhadores da saúde

• começa dia 23/03 a 15/04

• se houver alteração de datas será comunicado

• evitem aglomerações nos pontos de vacinação

•quem tiver com sintomas gripais não deve ir para os pontos de vacinação, só após a melhora

• seguir com as etiquetas respiratórias, lavar mãos com frequência, não tocar o rosto com as mãos

• aumentar distância das filas entre uma pessoa e outra (2 metros)

• evitar contato próximo por meio de aperto de mão, beijo e abraço principalmente quando estiver aguardando para receber a vacina

#Saúde 20/03/2020 SEC. DE SAÚDE Coronavírus: Paraipaba tem 1 caso suspeito

Mantendo uma comunicação transparente com a população, a Secretaria de Saúde informa que o município conta com 1 caso suspeito do novo coronavírus. A mulher de 32 anos apresentou alguns sintomas como: dispneia, tosse, diarreia, entre outros.

Seguindo os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Saúde do Estado, a paciente foi encaminhada em uma ambulância do município para o Hospital São José, em Fortaleza. Todos os profissionais de saúde trabalham com equipamentos de proteção individual (EPI) para garantir a segurança dos mesmos.

Iremos aguardar o resultado do teste e divulgaremos nos nossos canais de comunicação.

Boletim atualizado em 20/03/2020 às 22h30

#Saúde 19/03/2020 SEC. DE SAÚDE Prefeitura anuncia medidas de enfrentamento ao novo coronavírus

Diante do atual cenário de pandemia por conta do novo coronavírus, a gestão municipal adotou medidas de enfrentamento ao vírus para garantir a segurança do povo paraipabense. Confira:

Decretada situação de emergência em saúde em Paraipaba

A Secretaria de Saúde fica responsável pelo monitoramento da emergência em saúde pública

Suspensos, por 15 dias, eventos, de qualquer natureza, que exijam licença ou autorização da gestão municipal, com público superior a 50 pessoas

Suspensas, por 15 dias, aulas, a partir de dia 18 de março

Suspensas, por 15 dias, atividades coletivas que causem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, shows, feiras, eventos científicos, passeatas e afins

Suspensa, por 15 dias, a realização de palestras, congressos, reuniões e festivais nos equipamentos públicos municipais

Suspensas, por 15 dias, viagens a serviço de servidores públicos municipais para outras cidades, excetuados os casos de extrema necessidade e para preservar o interesse público

Suspensa, por 15 dias, a concessão de férias para os servidores lotados na Secretaria de Saúde, devendo as férias já concedidas aos servidores serem interrompidas imediatamente

Ficam dispensados do serviço público municipal, por 15 dias, os servidores que fazem parte dos grupos de risco: pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, grávidas, imunodeprimidos e portadores de doenças crônicas.

Recomenda-se às autoridades religiosas do município que evitem, por 15 dias, a realização de eventos em templos, igrejas e outras entidades religiosas que impliquem aglomeração de pessoas e que adotem outras medidas preventivas, caso sejam necessárias.

Serão reservados leitos no Hospital Municipal de Paraipaba para isolamento em casos de internação de pacientes com sintomas de contaminação pelo novo coronavírus

Servidor público ou contratado por empresa que presta serviço para o município, que apresentar febre e/ou sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia, prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas ) ou que tenha retornado de viagem internacional, nos últimos dez dias, deverá permanecer em casa e adotar, se possível, o regime de teletrabalho, conforme orientação da chefia imediata e comprovando sua condição por meio de atestado ao setor responsável

O horário de funcionamento das atividades do Paço Municipal e unidades administrativas das secretarias municipais será de 8h às 14h

A Secretaria de Assistência Social, por 15 dias, só atenderá situações urgentes, como: bloqueios e cancelamentos de benefícios, folhas de pagamento e atualizações cadastrais urgentes

As atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, idosos, mulheres, adolescentes, grupos PAIF e turmas de balé, estão suspensas, por 15 dias

Suspensão, por 15 dias, das visitas domiciliares, abordagem social e busca ativa do CREAS e do CRAS

O Conselho Tutelar trabalhará em regime de plantão. Os profissionais ficarão sobreaviso para ocorrências. Telefone para contato: (85) 982159200

#Saúde 18/03/2020 SEC. DE SAÚDE O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se prevenir. Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.
#Saúde 10/03/2020 SEC. DE SAÚDE Palestras de combate às arboviroses são realizadas nas escolas do município

Durante o mês de março, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola - PSE, está realizando nas escolas do município palestras sobre o Combate às arboviroses - dengue, Zika e chikungunya. Profissionais do NASF, juntamente com agentes do setor de endemias e a Guarda Municipal estão ministrando as palestras nas escolas.

#Saúde 05/03/2020 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza prestação de contas do 3º quadrimestre de 2019

A prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, referente ao 3º quadrimestre de 2019, foi realizada nesta quarta (04), na Câmara Municipal. A pasta apresentou o relatório de saúde dos serviços prestados e dados contábeis.

A Instrução normativa n° 03/2001 do Tribunal de Contas dos Municípios, determina que os gestores invistam 15% em saúde. No terceiro quadrimestre de 2019, foram investidos 29,81% dos recursos, o que equivale a R$ 11.129.862,23. (Fotos: ASCOM/PMP)

#Saúde 02/03/2020 SEC. DE SAÚDE Semana de Saúde da Mulher é realizada em Paraipaba

A Secretaria de Saúde estará realizando a Semana de Saúde da Mulher. Entre os dias 03 e 05 profissionais estarão realizando nos postos de saúde das localidades e sede, exames de prevenção. Para realizar seu exame, basta comparecer ao PSF de sua localidade ou procurar seu agente de saúde para agendar de acordo com o cronograma abaixo.

Nesta terça (03), exames de ultrassons que já estão agendados serão realizados para reduzir a fila de espera do município. Entretanto, durante o mês de março a secretaria irá realizar outros mutirões de ultrassons de acordo com a demanda, basta procurar a central de regulação para agendar seu exame.

Confira o cronograma:

Terça (03.03): Monte Alverne / manhã e tarde

Terça (03/03): Camburão / manhã e tarde

Quarta (04/03): Setor B / manhã e tarde

Quinta (05/03): Segunda Etapa / manhã e tarde

Quinta (05/03): Setor E / manhã e tarde

Quinta (05/03): Central I / manhã e tarde

Quinta (05/03): Central II / manhã e tarde

Quinta (05/03): Boa Vista / manhã e tarde

Quinta (05/03): Camboas / manhã e tarde

Quinta (05/03): Lagoinha / tarde

#Saúde 12/02/2020 SEC. DE SAÚDE Gestão municipal e Rotary Internacional realizam ação social

Ontem (09), o Rotary International com apoio da Prefeitura de Paraipaba, realizou uma ação social em nossa cidade. Dentre as atividades, houve a distribuição de kits odontológicos, entrega de cestas básicas, Caminhão do Cidadão, além da entrega de 40 cadeiras de rodas para pacientes que já estavam na lista de espera da Secretaria de Saúde de Paraipaba. O prefeito Dimitri Batista, juntamente com a primeira-dama Carol Batista e a equpe do Rotary International, realizaram pessoalmente a entrega das cadeiras de rodas para as famílias, e participaram de todo o evento.

#Saúde 12/02/2020 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza palestras sobre prevenção de ISTs/AIDS nas escolas

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde nas Escolas (PSE) está durante este mês de fevereiro realizando palestras sobre a Prevenção de ISTs/AIDS e também sobre a Semana Nacional de prevenção da gravidez na adolescência. O enfermeiro responsável pela cobertura de cada região do PSF em que atua será o responsável pelas palestras. Este mês os temas serão trabalhados em todas as escolas do Fundamental II ao Ensino Médio.

#Saúde 11/02/2020 SEC. DE SAÚDE Dia D de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado

Neste sábado (15) teremos o Dia D de vacinação contra o sarampo nas seguintes Unidades de Saúde: Lagoinha, Segunda Etapa, Setor E, Central II , Monte Alverne, Central I, Boa Vista, Setor B e Camboas. O atendimento será realizado de 8h às 15h.

#Saúde 22/01/2020 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza mutirão oftalmológico na próxima terça
O Instituto GTS - Grupo de Trabalho Solidário, em parceria com a Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Saúde, realizará entre os dias 28 e 02/02 um mutirão de saúde visual, no Centro Administrativo - Anexo I, de 8h às 17h. Serão realizadas 660 consultas oftalmológicas gratuitas.

Serão oferecidos vários serviços: teste do olhinho, fundoscopia, aferição de pressão intraocular e mapeamento de retina. É necessário procurar o seu posto de saúde para agendar o atendimento.

#Saúde 20/01/2020 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza mutirão com ortopedista
No último sábado (18), a Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de saúde realizou um mutirão de ortopedia. Ao todo foram realizados 62 atendimentos durante todo o dia com um especialista da área, no Centro de Especialisdades do município.

O objetivo é reduzir a fila de espera do município, pois há uma demora em atender essas demandas, pela quantidade existente em todo o estado.
#Saúde 18/12/2019 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza segundo mutirão de ultrassom
Foi realizado nesta terça (17), por meio da Secretaria de Saúde, mais um mutirão de ultrassons, que tem como objetivo zerar a fila de espera do município.

Ao todo foram realizados 135 exames, dentre ultrassons de abdominal total, mamária, transvaginal, vias urinárias e pélvicas. A ação é realizada com recurso próprio para atender uma demanda que o estado não consegue mensalmente, com exames enviados para Policlínica, em Caucaia, e instituições em Fortaleza. O especialista do município realiza uma média de 140 ultrassons por mês.
#Saúde 20/11/2019 SEC. DE SAÚDE Semana do Bebê: Secretaria de Saúde realiza palestra voltada para as gestantes do município
A Semana do Bebê está contando com diversas ações das secretarias envolvidas. A Secretaria de Saúde realizou, no auditório do Centro Administrativo, uma palestra voltada para as gestantes do município sobre "Aleitamento materno e alimentação saudável".

"Saúde e higiene bucal" foi outro tema abordado no momento pelas dentistas Aurélia e Geovana. O evento foi encerrado com sorteios de brindes para as gestantes que se encontravam no local.
#Saúde 12/11/2019 SEC. DE SAÚDE Prefeitura realiza multirão de ultrassons A Secretaria de Saúde realizou recentemente um mutirão no Centro Administrativo, para realizar exames de ultrassons.

Ao todo foram realizados 120 atendimentos, com dois médicos que atenderam durante todo o dia. O mutirão foi realizado com o objetivo de zerar os exames que estavam agendados e reduzir o tempo de espera de outros que são marcados no município.

O prefeito Dimitri Batista esteve presente para conferir o trabalho de perto, e afirmou que em breve outras ações como esta acontecerão na cidade. Fotos: (ASCOM/PMP)
#Saúde 12/10/2019 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza "Dia D" nas comunidades em prol do Outubro Rosa
#Saúde 24/09/2019 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza audiência pública
A secretária de Saúde, Neurimar Batista, foi até a Câmara Municipal recentemente para uma audiência pública sobre a prestação de contas da pasta referente ao 2° quadrimestre de 2019. A gestora apresentou o Relatório de Saúde dos serviços prestados e dados contábeis.
A Instrução normativa n° 03/2001 do Tribunal de Contas dos Municípios, determina que os gestores invistam 15% em saúde. No último quadrimestre de 2019, o prefeito Dimitri Batista investiu 26,76% dos recursos, o que equivale a R$ 5.907.633,96.
#Saúde 12/09/2019 SEC. DE SAÚDE Prefeito Dimitri Batista entrega duas ambulâncias e assina ordem de serviço para reforma e ampliação do hospital
A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Saúde, realizou ontem (11), no Hospital Municipal, a entrega de uma ambulância para a Segunda Etapa, umas das mais distantes da sede. As comunidades Zabelê e São Miguel também serão beneficiadas com a conquista. O veículo será utilizado para atendimentos de urgência e emergência.


Foi entregue também uma ambulância 0KM para o hospital, resultado de uma parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado. O objetivo é prestar cada vez mais um serviço melhor à população.


Ainda no evento, foi assinada a ordem de serviço para a reforma e ampliação do hospital. A obra, que será toda custeada com recursos próprios, está estipulada em mais de R$ 1.000.000,00. “Este é um sonho pessoal. Minha avó entregou este hospital em 1990, e agora quase 30 anos depois tenho a oportunidade de melhorá-lo muito”, declarou o gestor Dimitri Batista.


O trabalho contempla toda a parte elétrica, aumento do número de leitos, melhorias na sala de obstetrícia e em todos os setores da unidade. A previsão de conclusão é de seis meses. Neste período, os serviços serão transferidos para o posto de saúde do polo, e funcionarão normalmente.
#Saúde 02/05/2019 SEC. DE SAÚDE Coleta descentralizada de exames laboratoriais é realizada nas comunidades
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou neste mês (maio) a coleta descentralizada de exames laboratoriais em sete comunidades de Paraipaba.

A iniciativa foi em resposta a solicitação das comunidades e com o intuito de melhorar o acesso. As coletas serão feitas a cada 15 dias, sendo os exames agendados e realizados nas próprias Unidades de Saúde, com exceção da Sede que continuará nos mesmos dias. As localidades que fazem parte do cronograma são: Lagoinha, Boa Vista, Camboas, Camburão, Setor B e Setor E.

Confira o cronograma do mês de maio:

Segunda:
Lagoinha e Camboas nos dias 06/05 e 20/05
Boa Vista nos dias 13/05 e 27/05

Terça:
Segunda Etapa nos dias 07/05 e 21/05
Camburão nos dias 14/05 e 28/05

Quarta:
Central nos dias 08/05, 15/05, 22/05 e 29/05
Central II nos dias 08/05 15/05 22/05 e 29/05
Monte Alverne nos dias 08/05, 15/05, 22/05 e 29/05

Quinta:
Setor B nos dias 02/05 e 16/05
Setor E nos dias 09/05 e 23/05

Sexta:
Hospital




#Saúde 01/04/2019 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza sua 8ª Conferência Com o tema "Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do Sistema Único de Saúde", a Secretaria de Saúde realizou na última terça-feira (26), a sua 8ª Conferência.

O evento, que aconteceu na unidade de saúde do polo, contou com a participação de 103 pessoas, entre usuários do serviço, colaboradores da pasta, gestores e autoridades locais.

As propostas discutidas no encontro irão fazer parte dos debates que devem ocorrer na Conferência Estadual e, posteriormente, serão deliberadas no encontro nacional. Na ocasião, foram eleitos os delegados que estarão representando o nosso município na etapa estadual.

(Fotos: ASCOM/PMP)
#Saúde 28/03/2019 SEC. DE SAÚDE Atitudes simples ajudam na prevenção e controle do mosquito A prevenção é a melhor opção para uma vida saudável. É importante manter-se vigilante o ano inteiro para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegytpi, transmissor da dengue, zika e chinkungunya. Nesse período de pré-estação chuvosa no Ce
#Saúde 21/03/2019 SEC. DE SAÚDE Hospital Municipal conta agora com dois médicos atendendo por dia

Desde o início deste mês, o Hospital Municipal passou a contar com dois médicos plantonistas de segunda a sexta-feira.


O gestor municipal Dimitri Batista, destaca as melhorias que já foram feitas no local. “Foram entregues vários aparelhos de ar-condicionado, longarinas, bebedouro, gelágua, birôs, lençóis, fardamentos para os profissionais e pacientes, além de um desfibrilador e dois laringoscópios. Em breve o local deve passar por uma reforma. A saúde sempre será nossa prioridade”, destacou o gestor municipal, Dimitri Batista.


O Hospital realiza em média quatro mil atendimentos por mês e conta com médicos, enfermeiros, nutricionista, técnicos de enfermagem e assistente social.
#Saúde 27/11/2018 SEC. DE SAÚDE Profissionais do Hospital Municipal participam de capacitação Pensando sempre no bem-estar dos paraipabenses, a Secretaria de Saúde realizou nesta quarta (28), uma capacitação para todos os profissionais do Hospital Municipal, com o tema "Humanização no Sistema Único de Saúde (SUS)".

Os próprios profissionais da secretaria ficaram responsáveis pela capacitação. O objetivo é melhorar o atendimento e acolhimento dos pacientes.

Fotos: (ASCOM/PMP)
#Saúde 20/09/2018 SEC. DE SAÚDE Hospital Municipal recebe novos materiais
O prefeito Dimitri Batista e a Secretária de Saúde Neurimar Batista, entregaram na tarde de ontem (19/09), vários materiais para o Hospital Municipal de Paraipaba, com o objetivo de melhorar cada vez mais o serviço prestado pelo local.

Foram entregues vários aparelhos de ar-condicionado, longarinas, bebedouro, gelágua, birôs, lençóis, fardamentos para os profissionais e pacientes, além de um desfibrilador que custou mais de 20 mil reais, e dois laringoscópio.

O desfibrilador é usado para tentar evitar a morte do indivíduo com uma parada cardíaca. O equipamento, fundamental para salvar vidas, também é utilizado para tratar arritmias e outros problemas, como taquicardia, fibrilação atrial ou fibrilação ventricular. Já o laringoscópio é usado para a intubação do paciente e melhorar a ventilação do mesmo.

O Hospital Municipal realiza em média 4.300 atendimentos médicos por mês. (Fotos: ASCOM/PMP)
#Saúde 18/08/2018 SEC. DE SAÚDE Unidades de saúde abrem neste sábado (18/08) para vacinar contra pólio e sarampo O Ministério da Saúde convocou 11 milhões de crianças de um a menores de cinco anos contra a poliomielite e o sarampo até 31 de agosto
#Saúde 10/08/2018 SEC. DE SAÚDE Agosto Dourado: campanha incentiva o aleitamento materno
Estamos no "Agosto Dourado", mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno. Nós apoiamos esta causa.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses, o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe.

Amamentar traz diversos benefícios à mamãe e ao bebê, desde a infância até a vida adulta, reduzindo riscos de muitos problemas de saúde.

Promover, proteger e incentivar o aleitamento materno é dever de todos, e ser alimentado através do leite de sua mãe é um direito de toda criança.
#Saúde 07/08/2018 SEC. DE SAÚDE Vacinação contra sarampo e poliomielite segue até 31 de agosto
A campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo, que teve início ontem (07), vai até o dia 31 de agosto. Crianças entre 1 e 5 anos podem ser levadas ao posto de saúde para receber vacina, independente se já tomaram o imunizante ou não. A exceção é para quem tomou a vacina mais recentemente, nos últimos 30 dias.

A campanha é voltada principalmente para crianças menores de 5 anos, que é o público de maior risco. Ou seja, crianças a partir de 1 ano até 4 anos e 11 meses de idade devem se vacinar.

Adultos ou crianças que não tenham o sistema vacinal completo também podem se vacinar. Adolescentes e jovens que foram imunizadas quando eram crianças, antes dos 9 meses de idade, mas não tomaram as duas doses, devem verificar essa informação na caderneta de vacinação.

Procure o posto de saúde mais próximo.
#Saúde 11/07/2018 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza campanha “Julho Amarelo” no município
O mês de julho é marcado por mais uma mobilização no município. Denominada “Julho amarelo”, a campanha tem como objetivo alertar sobre a prevenção e controle das hepatites virais.
A Prefeitura de Paraipaba, através da Secretaria de Saúde, tem intensificado suas ações sobre a campanha, com distribuição de material informativo, testes rápidos e disponibilização de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.
A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde e, no caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.
#Saúde 06/06/2018 SEC. DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza prestação de contas
A Secretária de Saúde, Neurimar Batista, foi ontem (05) à Câmara Municipal para prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2018. Foram mostrados os indicadores dos serviços realizados pela pasta. Entre eles, os mais de 16.000 atendimentos realizados no hospital municipal no período.
#Saúde 23/05/2018 SEC. DE SAÚDE Prefeito Dimitri Batista entrega duas novas ambulâncias
Na tarde desta quarta-feira (23) aconteceu a solenidade de entrega de duas novas ambulâncias à população. Participaram do momento vereadores, secretários e o prefeito Dimitri Batista.

Os veículos foram adquiridos por meio do Governo Federal, através da portaria n° 2.214, de 31 de agosto de 2017 do ministério da Saúde, que regulamenta a ampliação de recursos programados para aquisição de ambulâncias de transporte tipo A.
#Saúde 18/04/2018 SEC. DE SAÚDE Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira no município
A Secretaria de Saúde iniciará na próxima segunda-feira (23) a campanha de vacinação contra o Influenza, vírus causador da gripe. Os grupos prioritários devem procurar um dos 10 postos de saúde do município, nos horários de 8h às 12h ou de 14h às 17h, até o dia 01 de junho. A meta é vacinar 90% dos grupos de risco recomendados da campanha.

A secretaria tem como foco imunizar idosos, crianças de seis meses a 4 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas (com prescrição médica), professores das redes pública e privada, população carcerária e funcionários de instituição prisional.

A gripe é uma doença séria, que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, de acordo com um recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de causar sintomas clássicos - febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo -, ela está por trás de complicações como infarto e pneumonia.

Saiba como se prevenir

Para evitar o contágio é preciso redobrar a atenção com a higiene das mãos e evitar aglomerações. Procure utilizar lenços descartáveis, evite tossir nas mãos, que são veículos de transmissão, lave sempre bem as mãos com água e sabão e use papel-toalha, evite lugares fechados e com grande número de pessoas, mantenha os ambientes ventilados e não compartilhe objetos de uso pessoal.

#Saúde 16/04/2018 SEC. DE SAÚDE Saúde realiza mutirão de consultas com oftalmologista
Com o objetivo de melhorar a saúde ocular da população, a Secretaria de Saúde promoveu um mutirão no último sábado(14), para consultas com médico oftalmologista, facultando o acesso de quem precisa dessa especialidade na cidade.

Mais de 80 pessoas foram atendidas na ação. (Fotos: ASCOM/PMP)
#Saúde 23/03/2018 SEC. DE SAÚDE Hospital Municipal conta com nova ambulância
O Hospital Municipal conta com uma nova ambulância para atender a população. Além disso, já foi feita uma ordem de compra para aquisição de dois veículos 0Km, que em breve estarão no município.

Informamos que a Secretaria de Saúde conta com uma Ouvidoria exclusiva para sugestões, críticas ou solicitações. O atendimento acontece de forma presencial na sede da prefeitura e pelo telefone (85) 981242115.
#Saúde 23/11/2017 SEC. DE SAÚDE Prefeito Dimitri Batista assina termo de cooperação com o SAMU
O prefeito Dimitri Batista, acompanhado da equipe da Secretaria de Saúde e da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), assinou na manhã de hoje(23), o termo de cooperação mútua para custeio do serviço em Paraipaba.

O termo tem como objetivo estabelecer um regime de cooperação mútua, as regras e critérios relativos às responsabilidades da Secretaria de Saude do Estado do Ceara e da Prefeitura Municipal de Paraipaba, referente ao desenvolvimento de ações de investimento e custeio da Base de Apoio do SAMU. O termo tem vigência de 4 anos.

O gestor reforça assim seu compromisso em melhorar cada vez mais a saúde do município.

Rayane Moreira
Assessora de Comunicação
comunicacao@paraipaba.ce.gov.br
(85) 991286868
#Saúde 09/11/2017 SEC. DE SAÚDE Dia “D” da vacinação antirrábica será dia 17 de novembro
Equipes da Secretaria de Saúde estarão no próximo dia 17 realizando o dia “D” da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, no município. Os profissionais atuarão em vários locais da cidade. Confira a lista:
Praça do hospital, entrada da cidade, praças do bairro Boa Esperança, praça do bairro Monte Alverne, bairro Lagoa de Beber (Casa do Sr. Luís Bento), praça de Lagoinha, praça de Camboas, escola do Setor C2, praça da Segunda Etapa e na casa do Sr. Chico Brandão, praça do Setor C1, praça do Setor E.
Todos os outros locais que não estão na lista também receberão as equipes para vacinação em dias específicos, por isso é importante consultar os agentes de endemias.
A idade mínima para a vacinação é de três meses. Os bichos também devem ser sadios e não estarem gestantes, no caso das fêmeas.
A raiva pode ser transmitida para humanos por animais e tem alta taxa de mortalidade. Os animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos são os principais transmissores. Os principais sintomas em cães e gatos contaminados são agressividade, salivação excessiva e paralisia.




#Saúde 18/09/2017 SEC. DE SAÚDE Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) volta ao município
A saúde de Paraipaba avança ainda mais. A partir de hoje (18) a população paraipabense conta novamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. A conquista foi possível graças ao trabalho da gestão do prefeito Dimitri Batista e da secretária de saúde Neurimar Batista. A equipe é formada por socorrista e técnico de enfermagem e chegou no início da manhã. Sua base está situada na rua Antônio Eusébio 315, no centro da cidade.
A busca constante por melhorias para a saúde de Paraipaba é mais uma promessa de campanha que o prefeito Dimitri está cumprindo. “Este é mais um avanço para a saúde de Paraipaba. O SAMU já esteve no município, mas há algum tempo tinha saído, agora com muito esforço conseguimos de volta. Cuidar da saúde da população paraipabense foi uma das promessas de campanha e que todos os dias busco cumpri-la. Parabenizo a secretária Neurimar pelo belo trabalho que está desempenhando e agradeço o apoio e a confiança de todos. Juntos estamos reconstruindo Paraipaba”, conclui.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível. Para utilizar o serviço funciona pelo número 192, 24 horas por dia.

#Saúde 31/05/2017 SEC. DE SAÚDE Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 09 de junho

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada pelo Ministério da Saúde. Quem faz parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinou deve procurar um posto de saúde mais próximo até 09 de junho.


A vacina está disponível para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto); trabalhadores da saúde; professores de escola pública e particular; idosos acima de 60 anos de idade; e portadores de doenças crônicas;
O horário de funcionamento dos postos é de 8h às 12h e de 14h às 17h. A expectativa da secretaria é vacinar pelo menos 90% da população que pertence aos grupos.

Rayane Moreira
Jornalista / Assessora de Comunicação
Prefeitura de Paraipaba
Contato: (85) 991286868 / (85) 982034027
comunicacao@paraipaba.ce.gov.br


#Saúde 02/05/2017 SEC. DE SAÚDE Prefeitura de Paraipaba inicia hoje realização de exames laboratoriais
A Prefeitura de Paraipaba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia hoje (02), a realização de exames laboratoriais. A realização dos exames deve ser feita na sala de coleta do Polo, localizado na Avenida Maria Moreira SN - Centro, sempre a partir das 6h30 da manhã, de segunda a sexta. Os exames devem ser agendados no posto de saúde de cada localidade de acordo com o cronograma de coleta logo abaixo, para quem mora da Sede do Município o indicado é procurar o posto de saúde da área.

Exames de rotina de várias especialidades foram disponibilizados, como hemograma, urina, colesterol, glicose, entre outros.

Confira o cronograma de coleta:

Segunda: Lagoinha, Boa Vista e Camboas;
Terça: Segunda Etapa e Camburão;
Quarta: Sede, Monte Alverne e Cacimbão dos Tabosas;
Quinta: Setor E e Setor B;
Sexta: Hospital;

Assessoria de Comunicação
comunicacao@paraipaba.ce.gov.br

www.paraipaba.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 16:49:39